Supervisores escolares de Nova Venécia têm formação com equipe do Programa Educar pra Valer do Ceará

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), nos dias 12 e 13, ofertou a formação continuada em serviço para os supervisores escolares, em parceria com o programa Educar pra Valer (EpV), de Sobral-CE, com apoio das coordenações da Seme.

Dentre outros objetivos, a formação visa fortalecer o perfil, atribuições e a rotina do supervisor escolar para a qualificação do acompanhamento pedagógico à luz do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Governo Federal.

Conduzidos pela formadora Rosejânia Dias, da consultoria Lyceum, os cursistas desenvolveram uma dinâmica, estimulando os participantes ao desenvolvimento da competência socioemocional autogestão e empatia, ao passo que discutiram sobre “Por que você escolheu ser supervisor (a) escolar?”.

Orientações Gerais do Programa EpV, discutindo sobre programa de ensino, proposta de rotina pedagógica, materiais estruturados, avaliação da aprendizagem, atuação nas práticas de alfabetização e desenvolvimento da fluência de leitura e atuação do supervisor no espaço escolar também fizeram parte das discussões.

Divididos em grupos, os participantes elaboraram o Mapa das competências, com a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), reconhecendo competências e habilidades importantes para o desenvolvimento do trabalho do supervisor, que, posteriormente, foram compartilhadas para análise e reflexão dos demais integrantes. Também foi realizado um estudo de caso contemplando os elementos do acompanhamento pedagógico. Em seguida, os grupos dialogaram sobre a situação problema, sugerindo intervenções para solucioná-lo a partir do feedback aos professores.

A supervisora da EMCOREIEF Santa Helena disse que valeu a pena cada minuto da formação. “Foi muito bom retomar alguns conceitos, fazer uma reflexão sobre a prática pedagógica do supervisor, saber o quão importante é essa função para a qualidade da educação e para o sucesso do processo de ensino aprendizagem. A formadora foi extremamente competente, demonstrando domínio e coerência em tudo o que foi exposto”, elogiou a pedagoga.

A formação foi concluída com duas oficinas: a pedagógica, com utilização do  recurso tecnológico Ediler, como apoio ao acompanhamento do desempenho dos estudantes em relação à leitura oral; e a oficina de avaliação, com a socialização das propostas de perfil de saída de língua portuguesa e matemática, do EpV, para os estudantes de 1º ao 5º com diálogo, entre pares, sobre as possibilidades de acompanhamento e intervenções pedagógicas necessárias.

Secretária Municipal de Educação fazendo abertura do primeiro dia de formação de supervisores escolares

Atividades do primeiro dia de formação de supervisores do turno matutino

Acompanhamento do Departamento Pedagógico da Seme no primeiro dia de formação de supervisores do turno vespertino

Compartilhando vivências pedagógicas