Secretaria Municipal de Educação de Nova Venécia lança Programa de Fortalecimento da Aprendizagem

De acordo com a Portaria 03/2021, de 30 de dezembro de 2021, entraram em vigor as Diretrizes para as Organizações Curriculares nas Unidades de Ensino da Rede Municipal de Educação de Nova Venécia para o ano letivo de 2022.

Considerando o impacto da pandemia e o foco na garantia da aprendizagem dos alunos, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) consolidou o planejamento pedagógico para esse ano e lançou, nesta segunda-feira (07), o Programa de Fortalecimento de Aprendizagem.

“Hoje, oficialmente apresentamos o Programa. Foram longos meses de estudo e planejamento para que esse projeto saísse do papel. Passamos por vários desafios, nos últimos dois anos, em relação ao processo ensino-aprendizagem, que ficou defasado devido à pandemia, e precisamos recuperar essa lacuna o quanto antes”, ressaltou a secretária municipal de educação de Nova Venécia.

Dentre as mudanças, houve um aumento na carga horária das aulas de língua portuguesa e matemática e a inclusão do componente curricular de redação para todos os anos do ensino fundamental. A avaliação diagnóstica foi aplicada e possibilitou que toda rede tomasse conhecimento dos níveis de aprendizagem dos estudantes, norteando assim o planejamento pedagógico com as devidas intervenções. O assessoramento in loco também faz parte do programa.

Foi implantada uma plataforma para a inserção de dados sobre as atividades realizadas pelos alunos, na qual os professores podem fazer a mensuração dos resultados da evolução do desempenho dos estudantes na frequência semanal, quinzenal e mensal. Também foram adquiridos materiais didáticos específicos, de 1º ao 9° ano, para esse reforço no desempenho escolar. Todas as 57 unidades escolares que fazem parte da educação municipal já receberam os kits para todos os alunos.

“Vai ajudar bastante, porque tem alunos que gostam de pesquisar mais, de ter mais atividades. No 7° e 8° ano, ficamos muito parados por conta da pandemia e esse material com certeza vai nos ajudar muito”, disse uma aluna do 9º ano da EMEF Veneciano e representante dos alunos, no Conselho Municipal de Educação.

“Estamos investindo em biblioteca on-line, material didático, formação de professor e supervisor no intuito de recuperar o tempo perdido e melhorar o nível de aprendizagem dos nossos alunos”, frisou o prefeito de Nova Venécia.

Para o lançamento do Programa, foi convidada a coordenadora da Editora Brasil Cultural, que palestrou sobre a importância e a utilização dos materiais adquiridos.

Um cordel, escrito pela professora e assessora pedagógica da Seme, foi apresentado aos participantes. Com o título “Um diálogo sobre a educação veneciana”, o texto descreve as ações da secretaria dentro do Programa de Fortalecimento de Aprendizagem.

Fizeram parte do evento diretores, supervisores escolares, equipe técnica da Seme, vereadores e o prefeito de Nova Venécia.

A rede municipal de ensino conta hoje com quase 7 mil alunos matriculados.

UM DIÁLOGO SOBRE A EDUCAÇÃO VENECIANA
Clique aqui e veja o CORDEL