Secretaria de Saúde prepara Atendimento Especial para Casos de Dengue Durante o Carnaval

A Prefeitura de Nova Venécia através da Secretaria de Saúde, montou uma equipe especial de carnaval com o intuito de zelar pela saúde e bem-estar de nossa comunidade durante o período de Carnaval, a Unidade de Saúde Ângelo Piassaroli estará oferecendo atendimento especial para casos relacionados à dengue nos dias 12, 13 e 14 de fevereiro das 7H às 13H.

Sabemos que o Carnaval é um momento de alegria e festividades, mas também é essencial estarmos atentos à nossa saúde e à prevenção de doenças, especialmente aquelas transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Portanto, se você ou alguém que você conhece apresentar sintomas como febre alta, dores musculares, dor de cabeça intensa, manchas vermelhas na pele, entre outros sinais associados à dengue, não hesite em procurar nossa unidade de saúde.

Estaremos preparados para oferecer o suporte necessário, realizar os exames adequados e fornecer orientações sobre o tratamento e medidas preventivas contra a proliferação do mosquito transmissor. Lembramos que a prevenção é fundamental! Não deixe água parada em recipientes, mantenha caixas d’água sempre vedadas, limpe regularmente quintais e áreas externas, e utilize repelentes e roupas adequadas para se proteger contra as picadas do mosquito.

É importante ressaltar que os casos de urgência e emergência serão atendidos na unidade hospitalar, São Marcos.

Os sintomas da dengue variam de leves a graves e podem incluir:

1 – Febre alta repentina, geralmente entre 39°C e 40°C.
2 – Dor de cabeça intensa, principalmente atrás dos olhos.
3 – Dor muscular e nas articulações.
4 – Fraqueza e fadiga.
5 – Náuseas e vômitos.
6 – Erupção cutânea.
7 – Dor abdominal.
8 -Sangramento de gengivas ou nariz.
9 – Sangue nas fezes ou urina.
10 -Manchas vermelhas na pele.
11 – Sensação de cansaço extremo.

É importante notar que esses sintomas podem ser confundidos com os de outras doenças virais, como a gripe, por exemplo. No entanto, se você suspeitar que está com dengue, é fundamental procurar atendimento médico para obter um diagnóstico adequado e receber o tratamento adequado. Em casos graves, a dengue pode levar a complicações sérias, como dengue hemorrágica, que pode ser fatal se não for tratada rapidamente.

Contamos com a colaboração de todos para garantir um Carnaval seguro e saudável para nossa comunidade.

Ascom | PMNV