Secretaria de Educação se reúne com professores de língua portuguesa em encontro de formação em rede

A secretária municipal de educação de Nova Venécia em encontro de formação com os professores de língua da rede e do IFES

A prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), ofereceu, no dia 2, quinta-feira, em parceria com Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) campus – Nova Venécia, um encontro entre os professores da rede municipal de educação para traçar o Plano de Intervenção Pedagógica (PIP) para as últimas semanas de aula, visando elencar todas as estratégias a fim de diminuir a defasagem apontada pela avaliação diagnóstica deste componente curricular. A formação aconteceu no Laboratório de informática – IFES Nova Venécia nos dois turnos.

Segundo a secretária municipal de educação, durante o assessoramento pedagógico in loco realizado pela Seme nas unidades de ensino, os docentes demonstraram muita preocupação com a tamanha lacuna de aprendizagem deixada pela pandemia. “A Seme organizou a formação com base no resultado da avaliação diagnóstica muito abaixo em relação à língua portuguesa e avaliou que uma maior interação entre os docentes, para partilhar orientações sobre a melhor forma de elaborar o PIP, seria uma das estratégias possíveis ainda antes de findar o ano letivo” explicou.

A professora de língua portuguesa do IFES, os professores de 6º ao 9º ano e supervisores escolares planejaram sequências didáticas a serem utilizadas nas próximas aulas de suas escolas com o objetivo de fortalecer as habilidades ainda não alcançadas por suas respectivas turmas.

Durante o encontro, os professores abordaram diversos fatores que implicam na qualidade da educação, desde a valorização profissional à boa qualidade dos espaços físicos. A secretária de educação considerou o momento muito importante para deslanchar com as discussões e que espera muito dessa escuta de demandas. “Os profissionais podem ter certeza de que tudo que estiver ao alcance da municipalidade será feito. 2021 foi um ano de muita superação, tivemos alguns impedimentos legais para realizar o que pretendíamos, mas já para o início do ano letivo temos muitas ações que atendem a essas reivindicações feitas” informou.