Resultado das avaliações de aprendizagem em Nova Venécia está acima das médias regional e estadual

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), na última quinta-feira (29), recebeu a coordenação Estadual do Programa Educar pra Valer, de Sobral-CE, para, juntos, realizarem a devolutiva da avaliação diagnóstica da rede municipal de ensino. Na segunda-feira, 04, todas as unidades de ensino analisaram os resultados das avaliações.

Na quinta pela manhã, a agenda de trabalho contemplou a equipe Seme. A coordenadora do Educar pra Valer apresentou os resultados de 2024 e fez uma comparação com o mesmo período de 2022 e 2023, apontando um significativo crescimento da rede, que foi muito comemorado por todos.

À tarde, o encontro da coordenadora foi com diretores e supervisores escolares, que além de tomarem conhecimento dos resultados das avaliações, receberam também orientações para conduzirem os trabalhos do planejamento previsto no Calendário Escolar. As equipes da Seme apresentaram ainda um resultado preliminar do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes).

O resultado do Paebes foi recebido com muito entusiasmo pelos gestores, visto a evolução apontada nos últimos três anos de aplicação. Na cidade, na alfabetização, no 2º ano,  a EMEFTI Bairro Altoé foi a escola com o melhor resultado de proficiência e a que mais evoluiu neste triênio. A EMEF São Cristóvão foi a 3ª que mais evoluiu, e a 4ª,  foi a  EMEF Stanislaw Zucoloto. No campo, a EMCOREIEF Santa Helena foi a 2ª  escola da rede com a melhor evolução. Esses resultados apontam não só a evolução da aprendizagem, mas também a equidade educacional praticada pela gestão municipal.

Na segunda-feira, quando aconteceu o Planejamento Pedagógico nas unidades de ensino do campo e da cidade e, virtualmente, para as escolas multi do campo, todos os profissionais da educação fizeram a análise dos resultados das avaliações diagnósticas por rede, escola, turma e aluno.

Com o levantamento, os professores iniciaram a elaboração do Plano de Intervenção Pedagógica (PIP), que contempla as ações necessárias para consolidar habilidades apontadas pela avaliação como não aprendidas, a fim de consolidá-las até o fim do primeiro trimestre, quando a Avaliação Formativa 1 será aplicada.

Em entrevista a uma rádio local, o prefeito e a secretária Municipal de Educação comemoram muito os avanços. “Começamos a colher os frutos da execução responsável de um planejamento muito bem feito. Nova Venécia hoje é destaque regional e está acima da média estadual. Estamos muito felizes e queremos avançar ainda mais”, garantiu o prefeito.

A secretária Municipal de Educação, a coordenadora Estadual  e a coordenadora Assistente do Programa Educar pra Valer reunidas com diretores e supervisores escolares a rede

EMCOREIEF Água Limpa

EMEFTI Bairro Altoé