Quatro escolas municipais concorrem ao Prêmio Ministério Público do Trabalho na Escola 2023

Imagens divulgadas na página @mpt.es de alguns dos trabalhos selecionados para etapa estadual

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), divulgou esta semana a relação de alunos e escolas da rede que participaram do concurso cultural Prêmio Ministério Público do Trabalho na Escola 2023 (MPT  na Escola 2023).

Onze unidades de ensino se inscreveram no concurso e desenvolveram os trabalhos durante os meses de junho, julho e agosto, quatro delas e 13 estudantes tiveram seus trabalhos selecionados por uma banca municipal e seguem competindo na etapa estadual. O resultado final será conhecido no dia 09 de outubro, em Vitória.

O MPT  na Escola 2023 consiste em selecionar e premiar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos da educação infantil ao ensino fundamental e tem por objetivo alertar sobre a necessidade da prevenção e da erradicação da referida violação dos direitos da criança e do adolescente e da erradicação do trabalho infantil.

Segundo a coordenadora de Projetos Pedagógicos da Seme, a atividade contempla os Temas Transversais Contemporâneos (TCTs) na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “Com a realização dos trabalhos, as crianças puderam ter noções de Civismo e Cidadania dialogando com o tema Direitos da Criança e do Adolescente. O Prêmio é uma iniciativa do MPT de impacto muito positivo na educação. Parabenizamos as escolas, os estudantes e suas famílias pelo empenho e pelos lindos trabalhos entregues. Agora estamos na torcida por uma colocação estadual”, disse a pedagoga.

O prêmio foi dividido em três grupos e temas: grupo 1 – trabalho infantil,  alunos do 4º e 5º ano; grupo 2 –  profissionalização do adolescente/aprendizagem profissional, 6º e 7º ano; e grupo 3 – segurança e saúde nas escolas e no trabalho, 8º e 9º ano.

Abaixo é possível conferir os campeões da etapa municipal organizados por escolas:

EMEF Profª Claudina Barbosa

CATEGORIA DESENHO: Isabelly De Souza Tassinari 5º ano
CATEGORIA CONTO: Maria Luíza Diniz Flegler – 5º ano
CATEGORIA POESIA: Evelly Costalonga Jimenez – 5º ano

EMCOREIEF Santa Helena

CATEGORIA CONTO: Bruno Oliosi Fávero6º ano

EMEF São Cristóvão

CATEGORIA MÚSICA: Alana Milbratz Grauke,  Caroline dos Santos Inácio, Julia Cardoso Gonçalves, Raquieli do Rosário Fagundes e Camille Pinheiros dos Reis Silva – 9º ano

CATEGORIA DESENHO:  Daniela Ciccuti Malacarne e Gabriela Ciccuti Malacarne – 7º ano

EMEFTI “Professora Arlene Geraldo”

CATEGORIA DESENHO: Arthur Dussoni da Vitória e Tiago Ramos Cunha – 9º ano