Professores da Educação Especial participam de oficina para utilização de materiais pedagógicos

A Prefeitura Municipal de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), realizou, na última quarta-feira (10), mais uma capacitação do Programa de Formação Continuada em Serviço. Desta vez, foram contemplados os professores da Educação Especial que atuam nas Salas de Recursos Multifuncionais.

A temática, deste que foi o segundo encontro de 2024, foi A prática pedagógica do Atendimento Educacional Especializado (AEE), que contou, no primeiro momento, com a professora da rede municipal de ensino de Nova Venécia, a Mestre Adeliana das Graças Lima Scuzatto, instruindo os professores quanto ao  manuseio e a utilização dos materiais estruturados disponibilizados nas Salas de Recursos Multifuncionais este ano.

O segundo momento foi ministrado pela professora Ariadna Pereira Siqueira Effgen, Doutora em Educação do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) campus Nova Venécia, que explanou sobre a atuação do professor de Educação Especial no espaço escolar, trazendo propostas de rotina pedagógica como também a avaliação e formas de intervenção para a aprendizagem ocorra de forma ativa e eficaz.

Para uma representante da equipe de Educação Especial da Seme, o encontro foi um momento significativo para a jornada educacional. “Buscamos juntos, equipe e professores, constantemente promover o desenvolvimento integral de nossos alunos, com foco na inclusão e no acolhimento das diversidades. A formação visa fortalecer o perfil, as atribuições e a rotina dos profissionais que atuam na Educação Especial para a qualificação do acompanhamento pedagógico”, disse.