Prefeitura de Nova Venécia realiza Jogos Escolares Mirins

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal dos Esportes e a de Educação, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde e da Polícia Militar, na segunda-feira (02), realizou a cerimônia de abertura dos Jogos Escolares Mirins de Nova Venécia 2023, que acontecem de 02 a 13 de outubro nas categorias 06-07 anos, 08-09 e 10-11, para equipes masculinas e femininas, nas modalidades de handebol e futsal, no Ginásio Poliesportivo Getúlio Martins Olímpico do Cricaré.

Estiveram presentes à abertura os secretários municipais e servidores das três pastas envolvidas, representante da Superintendência Regional de Educação (SRE), diretores escolares, professores e estudantes-atletas.

Para dar início à solenidade, a Banda Marcial “Professora Arlene Geraldo”, sob a regência do Maestro Matheus Bonifacio, fez uma belíssima apresentação para receber as 12 delegações das escolas participantes dos Jogos Escolares Mirins de 2023: EMEF “Dr. Renato Araújo Maia”, EMEF “Profª Claudina Barbosa”, EMEF “Profª Maria Rodrigues Leite”, EMEF “São Cristóvão”, EMEF “Stanislaw Zucoloto”, EMEF “Tito dos Santos Neves”, EMEF “Veneciano”, EMEFTI “Bairro Altoé”,  escolas da cidade, e EMEIEF “Cedrolândia”, da comunidade de mesmo nome, EMEIEF “Francisco Secchin”, de Cristalino, EMEIEF “Francisco Tavares Renes”, de São Gonçalo e EMEIEF “Regina Alves Dutra”, de Boa Vista,  totalizando 38 times, envolvendo mais de 500 estudantes-atletas.

Com os atletas em quadra, a cerimônia passou à execução do Hino Nacional, em seguida, o grupo de dança do 7º ano matutino, da EMEF “Veneciano”, apresentou a coreografia da música The Best Off Rihanna no estilo Street Dance e também como apresentação cultural, a Banda Marcial “Professora Arlene Geraldo”, executou a canção “Carinhoso”, de Pixinguinha e Braquinha.

A secretária Municipal de Educação declarou abertos os Jogos Escolares Mirins 2023 de Nova Venécia, segundo ela, ao promover a prática esportiva no contexto escolar, a educação está investindo não apenas na saúde física dos estudantes, mas também no seu desenvolvimento integral, como ser social, autônomo, democrático e participante.Os professores de educação física, por meio da formação continuada, reestruturaram o Referencial Curricular da Rede Municipal de Ensino, inserindo os esportes de invasão nos objetos de conhecimento, garantindo a aquisição das habilidades envolvidas na vivência dos esportes praticados nos Jogos Escolares Mirins. Esse é mais um motivo para enaltecer todo trabalho realizado por estes profissionais, os quais merecem todo nosso reconhecimento”, elogiou a gestora..

Representantes das 12 delegações se revezaram para transportar a tocha com a chama até o acendimento da pira, momento de muita emoção dentro do Ginásio. O estudante Pedro Alves Toscano, da EMEF Dr. Renato Araújo Maia, entoou o juramento dos alunos-atletas, seguido por todas as delegações.

Após a solenidade, aconteceu a disputa na modalidade do futsal, masculino, categoria mirim 10-11 anos, com a disputa entre a EMEIEF “Francisco Secchin” que enfrentou a EMEIEF “Regina Alves Dutra”.