Prefeitura de Nova Venécia anuncia nova coordenação do Polo Universidade Aberta do Brasil/UNAC

Posse da nova coordenadora do Polo UAB durante a 1ª reunião de diretores escolares

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, anunciou nesta quarta-feira (24) a nova coordenação do Polo Universidade Aberta do Brasil, Ludmylla Gonçalves Caetano, formada em Licenciatura em Informática pela mesma instituição.

Segundo Ludmylla, “o polo está em busca de novos cursos para atender as necessidades da população. Sabemos que a educação à distância é uma poderosa ferramenta para democratizar o acesso ao ensino superior sem comprometer a qualidade do aprendizado. Estamos prontos para guiá-los nessa jornada educacional flexível e desafiadora.”

O Polo UAB/UNAC de Nova Venécia é uma unidade acadêmica de apoio presencial das instituições públicas de ensino superior do estado do Espírito Santo, como a Ufes e o Ifes. Idealizado no ano de 2006 pelo sistema Universidade Aberta do Brasil – CAPES/Ministério da Educação, sua função social é ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior, por meio da educação a distância, em parceria com estados e municípios.  A prioridade é oferecer formação inicial a professores em efetivo exercício na educação básica pública, porém ainda sem graduação, além de formação continuada àqueles já graduados. Também pretende ofertar cursos a dirigentes, gestores e outros profissionais da educação básica da rede pública.

Recentemente, em 2022, o Polo de Apoio Presencial  foi vinculado ao Sistema Universidade Aberta Capixaba (UNAC), fomentado pelo governo do Estado do Espírito Santo,  que também tem a finalidade de expandir a oferta de cursos e programas de educação superior e pós-graduação no Espírito Santo, assim como disseminá-los para os diversos polos, espalhados pelos municípios do Estado, em regime de colaboração com instituições de ensino superior públicas.

Até 2022, Polo UAB/UNAC estava instalado anexo à EMEFTI  Professora Arlene Geraldo e agora conta com um espaço próprio dentro da Secretaria Municipal de Educação. Com a mudança, foram feitos investimentos em torno de R$ 182 mil na aquisição de equipamentos com provimentos captados por meio do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal – Cidades -, do governo do Estado, e materiais e serviços de instalação, com recursos próprios.

Atualmente, o Polo da Universidade Aberta do Brasil oferta os cursos de Graduação em Pedagogia e Biologia que estão em fase de conclusão e uma pós em Informática na Educação que também se encerra este ano.

Para início de 2024 teremos o curso FIC Operador de Computador, uma formação de curto prazo  e a Especialização em Práticas Pedagógicas.