Prefeito participa da apresentação dos resultados da Busca Ativa Escolar

A secretária municipal de educação apresentando as conquistas alcançadas por meio da Busca Ativa Escolar

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, fez o encerramento de várias ações iniciadas em 2021 e concluídas com muito sucesso. Uma delas é a Plataforma Busca Ativa. O prefeito esteve presente durante a reunião da qual participaram diretores escolares, técnicos das Secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação e seus respectivos secretários, agentes comunitários de saúde, representantes do Conselho Municipal de Educação, Superintendência Regional de Educação, professores e estudantes de várias unidades de ensino da rede e famílias.

A coordenadora da Busca Ativa Escolar fez a apresentação da Plataforma que reúne representantes de diferentes áreas – Educação, Saúde, Assistência Social,  – dentro de uma mesma plataforma. A secretária municipal de Assistência Social disse que a Plataforma oportunizou uma integração inédita entre as secretarias. “Como é bom trabalhar em rede. O fato da criança não estar na escola permeia outros problemas sociais graves como a vulnerabilidade econômica, a violência familiar, o trabalho infantil. São tantos fatores que tivemos a oportunidade de acompanhar e ajudar a solucionar, que só conseguimos por estar juntos” pontuou a secretária.

O secretário de saúde disse que “Quando nos unimos ainda em janeiro, formamos um grande time. Sinto que vencemos a primeira partida, mas estamos cientes de que ainda temos muito trabalho a fazer” e continuou elogiando o prefeito pela sabedoria com que guia sua equipe.

O município de Nova Venécia fez a readesão à estratégia da Busca Ativa  Escolar no dia 25 de janeiro de 2021. De lá para cá, foi emitido, no portal Educacenso, o relatório de estudantes de 04 a 17 anos não localizados em 2019/2020 no Censo Escolar. Após inserir os dados do relatório na plataforma da Busca Ativa Escolar, foram detectados 235 alertas. Depois de um trabalho intenso de contribuição de todas as escolas, 136 casos foram identificados como alunos matriculados nas redes federal, estadual, municipal e privada, uns alcançaram a maioridade, outros estavam estudando fora do município e há até casos de óbito, restando 99 alunos fora da escola.

No período de outubro a dezembro, a Busca Ativa iniciou as visitas in loco por meio da campanha Dia D, na qual já foram realizadas 87 visitas, resultando no retorno de 22 crianças à escola e de45 que continuam sob monitoramento adentrando em 2022.

A diretora do EMEF Claudina Barbosa se emocionou ao falar das crianças que voltaram a estudar. “No futuro, essas crianças vão lembrar dessa ação que lhes devolveu aquilo que ninguém pode tirar delas: o conhecimento. Elas estão de volta, estão satisfeitas e tenho certeza de que de agora em diante continuarão seus estudos” concluiu a professora.

Peça fundamental no trabalho da Busca Ativa, não faltaram elogios aos agentes comunitários de saúde. Tanto o prefeito quanto a secretária municipal de educação enalteceram as atribuições desses servidores para o êxito dos trabalhos da Plataforma. “Nossos agentes foram essenciais para que encontrássemos os estudantes. Somos muito gratos pelo empenho desses profissionais” agradeceu a secretária de educação.

O prefeito aproveitou a ocasião para falar da valorização dos funcionários públicos, revelando que em janeiro fará um aumento de 15%  para todos os servidores, o que não acontece há 12 anos no município e com aumento também no tíquete alimentação de 280 para 320 reais e no vale-feira, de 30 para 45 reais. “Com as ações do rateio na educação e o aumento em janeiro, há uma circulação de aproximadamente 15 milhões no município. Consumam no município. Compre produtos do município. É assim, com cada um fazendo a sua parte, que teremos um município forte” comemorou o prefeito.