Cinco praças de Nova Venécia vão ganhar novos parquinhos. O primeiro playground já foi instalado e fica na Praça Jones dos Santos Neves. Os outros quatro serão instalados na próxima semana, nas praças: Adélio Lubiana, Ivo Lobo, bairros Rúbia e Altoé.
A iniciativa é da Prefeitura de Nova Venécia, por meio das secretarias municipais dos Esportes e de Obras, e visa revitalizar espaços públicos voltados ao lazer e à convivência da comunidade. A ação acontece em um momento simbólico: outubro, mês das crianças.
Dos cinco novos parquinhos, três foram adquiridos com recursos próprios do município. Os outros dois são provenientes de convênio com o Governo do Estado, por meio da Sesport (Secretaria de Estado de Esporte e Lazer).

Piso emborrachado, mais segurança para as crianças
Dois dos novos playgrounds, que foram adquiridos com recursos próprios, contarão com piso emborrachado, um diferencial importante quando o assunto é segurança e conforto das crianças. Esse tipo de revestimento é projetado para absorver impactos, reduzindo significativamente o risco de lesões em caso de quedas — algo comum durante as brincadeiras. Além disso, o piso emborrachado é antiderrapante, o que ajuda a evitar escorregões, mesmo em dias úmidos ou chuvosos.
Outra vantagem é o conforto térmico: ao contrário de pisos convencionais que esquentam demais sob o sol, o emborrachado mantém a temperatura mais amena, permitindo que as crianças possam brincar com mais tranquilidade.

Instalação
A substituição dos antigos parquinhos, muitos deles deteriorados pelo tempo, representa uma importante medida de cuidado com o bem-estar das crianças e com a valorização dos espaços públicos.
A Prefeitura de Nova Venécia, destacou a importância da iniciativa: “Cuidar das nossas praças é cuidar das famílias venecianas. Estamos muito felizes em poder entregar esses novos playgrounds justamente no mês das crianças. São espaços que incentivam o brincar, promovem a convivência e ajudam no desenvolvimento social e motor das nossas crianças. É preciso destacar aqui o empenho da nossa Secretaria dos Esportes, e de Obras, além da Secretaria de Estado de Governo, que não mediram esforços para que essa ação acontecesse”.
