Nova Venécia realiza planejamento das ações da Educação Financeira para 2024

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), na última segunda-feira (18), dando continuidade a sua parceria com o Sicoob Conexão, se reuniu com as Agentes de Relacionamento Maiza Zanoni Marroque Taufner e Franciely Daros Zani Rosada, representantes da Instituição, e as Coordenações da Seme, do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais, para traçarem as ações do programa de Educação Financeira do ano de  2024.

O programa Financinhas nas Escolas foi criado pelo Instituto Sicoob, com o objetivo de disseminar a educação financeira nas escolas de educação básica, de forma gratuita, transversal e com metodologia exclusiva, através da formação e acompanhamento de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. É realizado em parceria com a Cooperativa Singular local, o Sicoob Conexão, a Secretaria Municipal de Educação e as escolas do município.

Desenvolvido em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o programa trabalha três Temas Contemporâneos Transversais (TCTs): cooperação, consumo e cidadania, a partir dos três pilares pedagógicos – as práticas cooperativas, a formação integral e desenvolvimento da cidadania.

Durante a reunião, as equipes Seme e Sicoob definiram a data limite para adesão das escolas e o cronograma das atividades a serem desenvolvidas.

Depois de feita a adesão, os professores têm uma formação pela Trilha on-line na plataforma do programa, participam de workshops e elaboram o Plano de Ação para o ano. A partir daí, o Sicoob envia para as escolas materiais como livros metodológicos para os professores e livros de história para os estudantes, além de fazer a entrega de cofrinhos e cadernos para colorir.

Na conclusão das etapas, são informados ao Instituto Sicoob, os resultados alcançados ao final do ano letivo, através de declaração de resultados emitida pelas escolas participantes.

Materiais dos estudantes

Materiais dos professores