Nova Venécia realiza I Fórum dos Pontos de Cultura

Aconteceu na noite desta terça-feira, dia 13, na Casa de Pedra do Perletti, o I Fórum dos Pontos de Cultura de Nova Venécia. O evento foi realizado pela Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECTUR-NV), e reuniu agentes culturais, artistas, coletivos, representantes de pontos de cultura e cidadãos interessados.

Com o tema “Fortalecendo a Rede Municipal de Cultura Viva: Desafios e Caminhos”, o fórum teve como objetivo principal fortalecer a rede municipal de Cultura Viva, além de promover o diálogo e a construção coletiva de ações voltadas ao desenvolvimento cultural do município. O encontro também foi um espaço para discutir as políticas públicas do Programa Cultura Viva, alinhadas aos princípios da Política Nacional de Cultura Viva.

A iniciativa buscou estimular a articulação entre os fazedores de cultura, identificar necessidades, compartilhar experiências e construir estratégias para ampliar e valorizar as ações culturais desenvolvidas em Nova Venécia.

O evento contou ainda com a presença de uma representante da Secretaria de Estado da Cultura (SECULT), por meio da equipe da Gerência de Territórios e Diversidades, fortalecendo o diálogo entre município e Estado e ampliando as possibilidades de parcerias e apoio às iniciativas culturais locais.

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, avaliou o encontro como extremamente positivo e ressaltou a importância de conectar as demandas culturais do município às políticas culturais em nível estadual e nacional.
“O Fórum dos Pontos de Cultura de Nova Venécia foi bastante positivo. Precisamos conectar as demandas culturais do município com o que está acontecendo na cultura do Estado do Espírito Santo e do Brasil”.

Nova Venécia possui apenas dois grupos em processo de certificação como Pontos de Cultura, sendo um já certificado, ligado à Capoeira, e outro em andamento, a FECAP. Segundo ele, com os recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), o município tem a obrigação de destinar 25% do valor ao programa Cultura Viva, o que torna ainda mais necessária a ampliação do número de grupos certificados.
“Agora é trabalhar para certificar novos Pontos de Cultura. É um processo lento, mas fundamental para que a gente possa avançar e garantir que mais grupos culturais tenham acesso às políticas públicas”.

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo informou ainda que novos encontros e ações serão realizados para orientar os fazedores de cultura sobre o processo de cadastramento e certificação junto ao Ministério da Cultura e que os editais da Secretaria de Estado da Cultura (SECULT) estão abertos até o dia 27 de fevereiro.
Os interessados podem se inscrever previamente por meio do formulário online disponível no link:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfmc0ZD6nMC_CRP7Y5kwfCu6ogZOSepNk2mcrm5ThfleAwosw/viewform?usp=dialog