Nova Venécia realiza final dos Jogos Escolares 2024

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme) e a dos Esportes, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde e da Polícia Militar, de 11 a 21, realizou a final dos Jogos Escolares 2024.

A final contou com dois momentos. O primeiro ocorreu no Ginásio Poliesportivo Getúlio Martins – Olímpico do Cricaré, em que os campeões foram premiados com troféus e medalhas em suas respectivas modalidades e categorias:

Handebol masculino juvenil – EEEM Dom Daniel Comboni – (classificação direta)

Futsal feminino juvenil – EEEM Dom Daniel Comboni

Handebol masculino infantil – Casa-Escola Montessoriana “A Ciranda”

Handebol feminino infantil – EMEF Veneciano

Vôlei masculino juvenil – EEEM Dom Daniel Comboni

Vôlei feminino infantil EMEF Veneciano

Futsal feminino infantil – EMEF Dr. Adalton Santos

Futsal feminino juvenil – EFA Chapadinha

Futsal masculino  infantil – EMEF Stanislaw Zucoloto

Já no segundo momento, aconteceu a final da modalidade de xadrez na EMEFTI Profª Arlene Geraldo. Inédito na competição, o xadrez atraiu atletas de três escolas, a EMEF Dr. Adalton Santos, EMEF Stanislaw Zucoloto e EMEFTI Profª Arlene Geraldo, que reuniu um total de 53 participantes. Na manhã de quinta-feira, 21, foi anunciada a escola campeã, uma vez que a EMEFTI Profª Arlene Geraldo venceu em todas as categorias, revelando seus talentos:

Xadrez masculino juvenil – Carlos Eduardo de Paula Junior

Xadrez feminino juvenil – Keren de Souza de Azevedo

Xadrez feminino infantil – Letícia Falke de Oliveira Rocha

Xadrez masculino infantil – Eliseu de Sousa de Azevedo

Esta parte do evento foi organizada em parceria com o município de Santa Maria de Jetibá, que contribui com a arbitragem de padrão internacional, com a vinda do árbitro Lindomar Tonini e o apoio técnico do instrutor internacional de xadrez Charles Moura Neto.

Além de aprimorar as habilidades estratégicas e cognitivas dos participantes, o xadrez também promove valores como paciência, concentração e respeito mútuo. O projeto Xadrez Pedagógico foi implantado na modalidade de Tempo Integral do município em 2023.

Na tarde da sexta-feira, 22, o prefeito e a secretária Municipal de Educação emitiram uma nota de agradecimento às escolas pela realização dos Jogos Escolares 2024. Confira a nota na íntegra: “Queridos professores de Educação Física e Diretores Escolares, queremos expressar nossa profunda gratidão por tornarem os Jogos Escolares de Nova Venécia em 2024 tão especiais. Vocês foram incríveis! Sua paixão, dedicação e apoio aos nossos alunos foram simplesmente inspiradores. Observamos como os motivaram e incentivaram, não apenas no esporte, mas também na vida. Seu trabalho árduo e compromisso não passaram despercebidos. Em nome da Secretaria de Municipal de Educação, queremos agradecer por fazerem dos Jogos uma experiência inesquecível”. diz a mensagem.

Já o secretário Municipal dos Esportes se disse privilegiado em ter testemunhado em primeira mão o poder transformador dos Jogos Escolares no município. “Esses eventos não são apenas sobre competição; são sobre união, crescimento pessoal e celebração do espírito esportivo. Os Jogos Escolares representam um momento especial em que os participantes têm a oportunidade de mostrar suas habilidades atléticas, enquanto desenvolvem valores fundamentais como trabalho em equipe, respeito e determinação. É incrível ver como esses eventos inspiram os alunos a darem o seu melhor, não apenas nas quadras, mas também em suas vidas acadêmicas e pessoais. Gostaria de expressar meu profundo agradecimento ao prefeito, à minha dedicada equipe da Secretaria e à Secretaria Municipal de Educação, por tornarem possível a realização dos Jogos Escolares de Nova Venécia. Sem o apoio e esforço conjunto dessas partes, não teríamos alcançado esse sucesso tão significativo”, agradeceu o gestor.

É possível ter acesso a todas as fotos, fases e resultados da competição pelo link  https://copafacil.com/jogosescolaresnv2024

EMEFTI Professora Arlene Geraldo XMJ

EMEFTI Professora Arlene Geraldo XFJ