Nova Venécia realiza 1ª Oficina Municipal de Educação Fiscal

A Prefeitura Municipal de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), ofertou na última quarta-feira (10), durante todo o dia, a Oficina Caderno Metodológico: Tema Integrador Educação Fiscal,  em parceria com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), por intermédio da Subgerência de Educação Fiscal (SUEFI), que trouxe como palestrante o professor Arthur Sérgio Rangel Viana, e João Evangelista de Sousa, da Equipe de Currículo da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), para ministrar a oficina para todas as coordenações da Seme, pedagógicas e administrativas, diretores e supervisores escolares.

O objetivo é dar continuidade ao Programa de Educação Fiscal/Financeira no município em que os participantes se tornam disseminadores do conteúdo aprendido na oficina. O estudo do primeiro caderno traz temas como a história dos tributos para sociedade, o perfil de cidadania, orçamento público e participativo, tipos de tributos, a reforma tributária de 2023, responsabilidades das esferas municipal, estadual e nacional, o tributo e as desigualdades sociais, a importância da nota fiscal, entre outros foram amplamente discutidos com os cursistas.

Os formadores apresentaram também a estrutura do Caderno Metodológico: Tema Integrador Educação Fiscal, evidenciando seu alinhamento com as competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aos Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) e ao Currículo do Estado do Espírito Santo, em que as práticas estão divididas com base nas etapas de ensino e que a interdisciplinaridade aparece nas habilidades.

Estado e Município seguem com a parceria para implementação do programa. Nova Venécia sai à frente sendo o primeiro município a se capacitar. O Caderno Metodológico: Tema Integrador Educação Fiscal fica disponível no site da Sedu e os profissionais já podem se beneficiar dos conteúdos em suas aulas.

A secretária Municipal de Educação destacou o pioneirismo de Nova Venécia na implementação de um programa de Educação Fiscal. “Este é um tema extremamente relevante para a formação dos jovens educandos. A rede municipal tem trabalhado em consonância  com a BNCC, esse documento que serve de referência para a Educação Básica no Brasil, levando aos alunos, dentro de suas especificidades, mais equidade ao que concerne ao ser humano em seu percurso formativo”, afirmou a gestora.