Nova Venécia participa de encontro estadual da Busca Ativa Escolar

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), participou do Encontro Busca Ativa Escolar (BAE) Espírito Santo, ocorrido em Vitória nos dias 13 e 14 a convite do Fundo das Nações Unidas para Infância – UNICEF -, da União Nacional dos Dirigentes de Educação – UNDIME – Espírito Santo, da Secretaria Estadual da Educação do Estado do Espírito Santo – SEDU-ES – e do parceiro técnico Centro Dom José Brandão de Castro – CDJBC. Contou também com a presença de representantes  de 71 dos 78 municípios do estado, além do Ministério Público e da EDP, parceria estratégica da BAE.

A secretária Municipal de Educação, a técnica Verificadora da BAE – membro da Secretaria Municipal de Educação – e a supervisora Institucional da BAE – membro da Secretaria Municipal de Assistência Social – estiveram presentes ao encontro que é uma oportunidade de formação presencial para as equipes municipais da estratégia e para estabelecimento de um grande pacto político e colaborativo entre estado, municípios e órgãos do Sistema de Garantia de Direitos, para que mais meninas e meninos estejam na escola, aprendendo.

Na manhã da quarta-feira, 13, o evento teve um momento político-institucional na qual a Carta de Compromisso foi lida na íntegra. Neste fragmento, é possível perceber que os participantes se comprometem em firmar um pacto social de proteção à infância “Com esta carta, reafirmamos o nosso compromisso com a promoção, a defesa e a proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes do Espírito Santo. É de fundamental importância o comprometimento dos atores públicos e sociais para assegurar que meninas e meninos estejam na escola, aprendendo, assim como estejam protegidos de toda e qualquer forma de violência. Cada representante do poder público municipal e do Estado tem papel relevante nesse processo…”diz o trecho.

A secretária Municipal de Educação afirmou que mais uma vez Nova Venécia sai à frente. “Com o apoio do prefeito, o município deu início a implementação em 2021, construiu seu Plano de Ação e implementou o Dia D da Busca Ativa Escolar. Esperamos que com o encontro nenhum município fique de fora dessa batalha que é uma tarefa de toda sociedade, afinal, ‘criança fora da escola não pode’, assim como na escola sem aprender também não pode”, disse a gestora.

O segundo momento, na parte da tarde, foi de cunho formativo, em que os participantes conheceram o histórico da Busca Ativa escolar e seus marcos legais, o cenário situacional da infância e pobreza no país, que causam o abandono e a evasão, e receberam orientações técnicas de como utilizar a plataforma, inserir dados e alertas, exportar planilhas entre os programas da Educação, Assistência Social e Saúde, entre outras ferramentas. O estudo seguiu nesse formato também do dia 14, quinta-feira.

A estratégia Busca Ativa Escolar

A Busca Ativa Escolar, estratégia do UNICEF e da Undime, em parceria e colaboração com a Sedu, está presente em todos os municípios capixabas, bem como na rede estadual de educação, contribuindo para enfrentar o risco de abandono e a exclusão escolar e permitindo que as crianças e adolescentes do Espírito Santo tenham seu direito à educação básica  garantido, na idade certa, de 04 a 17 anos.