Nova Venécia eleva compromisso com a Agricultura Familiar

A Prefeitura de Nova Venécia celebra um marco significativo ao investir surpreendentes 126,8% dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na aquisição de gêneros alimentícios provenientes dos Agricultores Familiares. Essa iniciativa destaca-se não apenas por ultrapassar a resolução do FNDE, que prevê o mínimo de 30%, mas também pela parceria essencial com o Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e o escritório local do INCAPER.

No ano de 2023, Nova Venécia não apenas ampliou, mas revolucionou a quantidade de itens adquiridos junto aos agricultores familiares. O número saltou de 16 para 34 itens, oriundos da agricultura familiar que enriqueceram o cardápio da alimentação escolar na rede municipal de ensino e nas diversas instituições escolares atendidas pelo programa.

O Conselho de Alimentação Escolar (CAE) desempenha um papel fundamental no acompanhamento e controle social da execução do programa no município. José Gomes, membro do CAE, destaca: “Nosso compromisso é assegurar a transparência e qualidade na aplicação dos recursos, garantindo que cada centavo beneficie nossas crianças e fortaleça a agricultura familiar.”

A parceria entre a Prefeitura e o escritório local do INCAPER, demonstra o potencial transformador da colaboração entre as instituições. “O INCAPER tem orgulho de apoiar o município nesse projeto visionário, promovendo a produção sustentável e a segurança alimentar local”, afirma Moisés Marré, extensionista e Coordenador  do  escritório local.

O Prefeito enfatiza o compromisso contínuo da gestão municipal com o desenvolvimento local: “Investir 126,8% dos recursos do PNAE em nossos agricultores familiares é um passo gigante para a construção de uma Nova Venécia mais autossuficiente e conectada com suas raízes.”

A Secretária de Educação, ressalta o impacto educacional e nutricional desse investimento: “Para nós que estivemos no Ministério da Educação, coordenando a Educação do Campo nacional e construímos juntos com os movimentos sociais e sindicais  a Resolução do FNDE/MEC, hoje sua aplicabilidade na gestão municipal é motivo de orgulho e muita satisfação pela valorização dos agricultores e uma alimentação saudável para os estudantes.

Jovanka Rolim, Nutricionista responsável pelo Setor de Alimentação Escolar, complementa: “Ao valorizar a produção local, garantimos não apenas alimentos de qualidade, mas também o atendimento às recomendações prevista na legislação de 30% das necessidades calóricas diárias nas escolas de tempo parcial e 70% nas escolas de tempo integral, assim estamos assegurando uma alimentação saudável e nutricionalmente completa”.