Nova Venécia compartilha ações de sucesso durante mentoria estadual de educação

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), na última quarta-feira (13), foi convidada pela Gerência do Regime de Colaboração com os município (Gerco) para fazer o compartilhamento de experiências durante a Cerimônia de Abertura da Mentoria para Gestores Educacionais Capixabas, da qual participam superintendentes Regionais de Educação, secretários municipais e coordenadores Municipais do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes).

O evento aconteceu na Cidade da Inovação, no Instituto Federal de Educação campus Vitória. A secretária Municipal de Educação apresentou o compartilhamento de práticas relacionadas aos impactos da mentoria 2023 na gestão educacional do Regime de Colaboração. O convite se deu devido aos últimos resultados positivos do município e de destaque estadual na implantação de programas de recomposição da aprendizagem, da educação infantil aos anos finais do ensino fundamental.

O Programa de Mentoria visa fortalecer e enriquecer as habilidades de liderança no cenário educacional capixaba, promovendo a troca de experiências e conhecimentos entre gestores educacionais. 

Durante sua apresentação, a secretária elencou todas as iniciativas que o município vem tomando com total apoio do prefeito para alcançar êxito. Entre as ações mencionadas estão o programa de formação continuada em serviço – prevista em Calendário Escolar -, implantação do programa Alfabetização Aqui é ´pra Valer – parceria com a Associação Bem Comum -, a assessoramento in loco às unidades de ensino, a implementação de escolas em Tempo Integral – na cidade e no campo -, avaliações diagnósticas periódicas, reestruturação do Currículo e dos Planos de Ensino, monitoramento diário da frequência escolar, criação do Dia D da estratégia Busca Ativa Escolar, a revisão do nov Plano Municipal de Educação só para citar as de maior impacto nos resultados

Outros temas de muita relevância foram tratados por palestrantes renomados em mesas-redondas como Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo e o Ciclo Virtuoso: gestão educacional para aprendizagem, resultados significativos e o impacto no repasse do ICMS Educação. 

Ascom | PMNV