O Instituto de Identificação do Espírito Santo, por meio do Posto de Identificação Civil de Nova Venécia, divulgou um cronograma de transição para um novo sistema de emissão de Carteiras de Identidade, o que provocará mudanças temporárias nos atendimentos em todo o estado durante o mês de fevereiro.
O serviço de impressões realizado pela empresa Valid será encerrado nesta sexta-feira, dia 13 de fevereiro, marcando a entrada de uma nova empresa responsável pelo processo. Por isso, o último dia para realização de cadastros no sistema Certfy ocorreu nesta quinta-feira, dia 12 de fevereiro.
De acordo com o Instituto, no dia 13 de fevereiro haverá treinamento online obrigatório para as equipes, enquanto os dias 16, 17 e 18 serão considerados feriado e ponto facultativo de Carnaval. Já nos dias 19 e 20 ocorrerão treinamentos presenciais voltados à utilização do novo sistema de captura biométrica.
O início dos atendimentos na nova plataforma está previsto para o dia 23 de fevereiro, quando os postos voltarão a operar normalmente com o sistema atualizado. No entanto, especificamente em Nova Venécia, os atendimentos no Posto de Identificação serão interrompidos também no dia 23 devido à mudança de endereço da unidade, com retorno previsto somente para o dia 2 de março.

Outra mudança importante é que o Posto de Identificação Civil passará a funcionar em um novo endereço. O atendimento será transferido para o espaço onde hoje está localizado o Sistema Nacional de Emprego (Sine), na Rua Ayrton Caran, nº 10, no Centro do município. O funcionamento presencial no novo local terá início já com a retomada dos atendimentos.
Durante o período de transição, não deverão ser feitos novos envios no antigo sistema entre os dias 13 e 20 de fevereiro, já que os dados encaminhados não poderão ser impressos devido à troca de empresas e equipamentos.
Apesar da suspensão temporária dos novos cadastros e da pausa para a mudança da unidade, a entrega das Carteiras de Identidade seguirá normalmente ao longo de todo o período, garantindo que cidadãos que já solicitaram o documento não sejam prejudicados.
Segundo o Instituto, a medida foi planejada para assegurar a menor interrupção possível nos atendimentos, enquanto as equipes trabalham na desmobilização da antiga central de emissões e na implantação da estrutura da nova empresa.




