Laboratório Municipal de Nova Venécia recebe qualificação de excelência em suas análises

O município de Nova Venécia, recebeu através do seu Laboratório Municipal de Análises Clínicas o certificado de Excelência em seus procedimentos laboratoriais.

O certificado é concedido através do Programa Nacional de Controle de Qualidade, vinculado a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, onde avalia a qualidade dos exames prestados nos laboratórios.

Todos os meses, o Laboratório Municipal recebe amostras biológicas, os profissionais realizam testes e envia o resultado obtidos ao PNCQ (Programa Nacional de Controle de Qualidade), onde todos os exames possuem valores conhecidos e com uma margem de segurança estabelecida pelo programa. Desta forma o Laboratório vem sendo avaliado mensalmente.

Além dos testes de qualidade que são realizados nas amostras para verificar a eficiência dos exames realizados no laboratório, os bioquímicos que trabalha na unidade são avaliados através da educação continua, uma espécie de prova que é feita por meio de questionários onde eles testam seus conhecimentos e mostram que estão em constante atualizações sobre os assuntos que compete a profissão.

Durante os doze meses do ano, o laboratório recebe uma nota, que leva em consideração os resultados das amostras e a qualificação dos profissionais, com esses dados o Laboratório Municipal consegue verificar as calibrações dos aparelhos e qualidade do serviço prestado.

Ao final dos dose meses, o Laboratório Municipal de Nova Venécia, recebeu a avaliação final de EXECELENTE, em uma escala de Regular, Bom e Excelente. Isso deixa claro que o município vem prestando um serviço de qualidade, com confiabilidade e respeito pela população, podendo ter segurança nos resultados de exames prestados pelo Laboratório.