Inauguração de escola em tempo integral marca primeiro dia de aula em Nova Venécia

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), na terça-feira (06), realizou uma intensa agenda de trabalho que marcou o primeiro dia letivo de 2024.

Pela manhã, aconteceu a cerimônia de  inauguração da reforma da EMEFTI Professora Arlene Geraldo e da Quadra Poliesportiva, nas dependências da própria escola, onde estiveram presentes autoridades locais, representantes da educação pública e privada, técnicos da Superintendência Regional de Educação (SRE), técnicos da Seme, familiares e amigos da professora Arlene Geraldo (1939-2018) e a comunidade escolar, que foram recepcionados pelo prefeito, pela secretária Municipal de Educação e pela diretora da escola, ao som da Banda Marcial Veneciana “Professora Arlene Geraldo”, regida pelo maestro Mateus Bonifácio.

A estudante Ester Dias Gil, do 9º ano C, fez uma emocionante apresentação musical para todos os convidados. Durante a cerimônia, os presentes puderam conhecer a história da escola localizada no bairro Flora Park, que teve sua construção levantada em 2008 e abandonada por gestões posteriores. O prefeito da época recebeu uma placa da escola em agradecimento pelos serviços prestados à Educação no município.

Nos anos seguintes, o edifício foi dividido, sendo destinada uma parte para a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e outra para abrigar o Polo da Universidade Aberta do Brasil (Uab). Em 2016, os alunos do 6° ao 9° ano da EMEF “Tito dos Santos Neves” foram realocados para o prédio, que passou a se chamar popularmente de Tito Polo, Anexo UAB, onde os alunos eram atendidos de forma precária quanto à estrutura física.

Somente nesta gestão, depois de eliminadas as barreiras burocráticas, é que a escola foi oficialmente criada em 28 de janeiro de 2022, Desde então, a atual administração municipal promoveu ajustes e melhorias significativas na infraestrutura, unindo os blocos e incorporando a quadra poliesportiva.

Em 2023 e 2024, com as reformas promovidas, a unidade de ensino passa a ter uma Sala de Recursos Multifuncionais, com a aquisição de novos mobiliários e equipamentos específicos, voltados para atender com excelência os alunos do público-alvo da Educação Especial. Conta também com a implementação de  Laboratórios de Aprendizagens, espaços dedicados ao aprofundamento prático dos conhecimentos, abrangendo práticas experimentais de ciências, desenvolvimento do pensamento científico, eletivas e atividades artísticas, de Laboratório de Xadrez, Sala de Ciências, Sala de Educação Física, Laboratório de Informática e Sala da Banda Marcial.

Também fazem parte dos serviços de reforma as melhorias estruturais como adequações no piso, esquadrias, forro, cobertura e pintura geral, adequações para garantir acessibilidade, a reativação e ampliação da iluminação externa, assim como a manutenção das instalações elétricas e iluminação interna e externa da quadra. Além disso, o muro e alambrado foram reformados para contribuir com a segurança e proteção do espaço escolar.

No que diz respeito à aquisição de equipamentos e mobiliários, foram adquiridos computadores, notebooks, armários, mesas, cadeiras, batedeira industrial, freezer, geladeiras, microondas e utensílios para a cozinha.

As melhorias foram executadas com recursos provenientes da parceria com o governo do estado, por meio do Programa Capixaba de Fomento à Implementação das Escolas Municipais em Tempo Integral – PROETI. Foram investidos aproximadamente R$ 726 mil ao todo. Serviços como limpeza e capina da área externa e interna foram executados com recursos do município, em parceria com as Secretarias de Agricultura, Obras e Serviços.

A escola hoje é formada por uma equipe que totaliza 41 profissionais: 24 professores, 1 instrutor de informática, 3 cuidadores e 13 serventes, atendendo a 267 estudantes, em tempo parcial e integral do ensino fundamental anos finais.

A cerimônia contou com um momento especial para homenagear a professora que dá nome à escola. Quem recebeu as honrarias foi a filha Janine Geraldo Costa, acompanhada de sua filha, Janice Costa Grillo.

Durante a cerimônia, o prefeito entregou aos estudantes os kits de material escolar, mais um investimento de grande impacto na qualidade da educação. A entrega dos kits de materiais no campo já foi concluída durante as férias escolares e a Seme segue o cronograma finalizando a entrega também na cidade. Os kits de materiais escolares de 2024 são para os alunos beneficiados pelo programa de transferência de renda do governo federal.

Homenagem à professora Arlene Geraldo entregue a sua filha e à neta pelas mãos do prefeito e da secretária

Autoridades conhecendo a 16ª Sala de Recursos Multifuncionais inaugurada no município

Convidados conhecendo a Sala de Educação Física

Sala do Xadrez Pedagógico