Foi iniciado Censo 2022 em Nova Venécia

A Prefeitura de Nova Venécia informa, que iniciou na última segunda-feira (01), o Censo 2022, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) inicia a coleta dos dados do Censo Demográfico 2022 em todo o país. Ao longo dos próximos três meses, os recenseadores visitarão os domicílios para aplicar o questionário do Censo com os moradores.

O Censo Demográfico produz informações atualizadas e precisas, que são fundamentais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos, tanto do governo quanto da iniciativa privada. Além disso, uma sociedade que conhece a si mesma pode executar, com eficácia, ações imediatas e planejar com segurança o seu futuro.

O Censo 2022 seria realizado em 2020, mas devido à pandemia foi adiado para 2021, ano em que também não ocorreu por falta de orçamento. Remarcado para 2022, o compromisso adicional agora é realizar todas as etapas adotando-se protocolos de prevenção à Covid.

Ao não encontrar os moradores do domicílio, o recenseador pode deixar um bilhete de recados com seu contato. Após realizadas as tentativas de contato pelo recenseador, caso não tenha sucesso, o supervisor deixa uma carta a respeito da obrigatoriedade da prestação de informações estatísticas e das possíveis sanções previstas pela lei do sigilo estatístico. Caso identifique que é um domicílio vago ou de uso ocasional (veraneio), ele registra no DMC.

A prefeitura destaca a importância da coloração dos venecianos para execução da pesquisa, e conta com apoio de todos.