Escolas em tempo integral de ensino fundamental encerram ano letivo com apresentação das eletivas

Na quinta-feira (15), e na sexta-feira (18), as Escolas Municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral, com apoio da Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), realizaram, respectivamente, na EMEFTI Bairro Altoé a Culminância do 2º Semestre das Eletivas e da parte diversificada, e na e Professora Arlene Geraldo a Culminância das Eletivas do 2º e 3º trimestre.

As eletivas são atividades temáticas que objetivam diversificar, aprofundar e/ou enriquecer os conhecimentos, considerando a interdisciplinaridade, a partir da escuta de interesse dos estudantes, durante todo o trimestre, alunos e professores reuniram todos os trabalhos produzidos nesse período para apresentar para a comunidade escolar.

A EMEFTI Bairro Altoé contou com apresentações das eletivas de dança e de zumba, de outros componentes curriculares da parte diversificada como a redação e do projeto integrador com teatro e jogral, além de componentes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como músicas trabalhadas nas aulas da língua inglesa.

Na EMEFTI “Profª Arlene Geraldo” houve apresentações das eletivas  de Libras: Mãos que falam, que trabalhou a comunicação entre surdos e ouvintes, a de Karaokê Cultural, a Mundo Encantado de Práticas de Leitura, que trabalhou de forma lúdica a Língua Portuguesa e suas regras, a de Olhares, Costumes e Cultura Afro-brasileira, a De bem com a vida, que consiste em proporcionar aos estudantes um bem-estar físico e emocional através de aulas dinâmicas, relaxantes e agradáveis, a “Ciao Itália” , que busca oportunizar aos alunos o ensino da língua italiana.

Dentre os vários componentes curriculares que a EMEFTI Profª Arlene Geraldo desenvolve, além das Eletivas, há os clubes de protagonismos, os quais constituem um dos espaços destinados à prática e à vivência do Protagonismo infanto-juvenil, principalmente no que se refere à autonomia e à capacidade de organização e gestão.

Tempo Integral

Na atual gestão, muitas ações estão sendo alinhadas, articuladas para cumprimento conforme as leis educacionais, como é o caso da Meta 6 do Plano Nacional/Estadual/Municipal de Educação que trata da oferta de educação em tempo integral, que já é uma realidade em nosso município. A proposta apresentada pelo governo do estado do Espírito Santo, por meio do Programa Capixaba de Fomento à Implementação de Escolas Municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (PROETI), contribui para o cumprimento dessa meta, por isso a Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou a adesão ao Programa, para oferecer aos estudantes do Ensino Fundamental a Educação em Tempo Integral.

Em 2021, a EMEFTI “Bairro Altoé”, foi criada através do Decreto Municipal nº 17.135, atualmente há 209 estudantes em tempo integral. Em 2022, foi a vez da EMEFTI “Profª Arlene Geraldo”, criada através do Decreto Municipal nº 17.250, para neste ano letivo implementar oferta gradativa de Educação em Tempo Integral para os anos finais do ensino fundamental.

EMEFTI Bairro Altoé

EMEFTI Profª Arlene Geraldo