Educação realiza reunião de diretores e secretários escolares com foco no apoio ao estudante

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), na sexta-feira (16), reuniu os diretores e secretários escolares para tratar de assuntos de muita relevância para a gestão em 2024.

O Censo Escolar esteve em pauta. Orientações sobre o preenchimento da 2ª Etapa do Censo Escolar 2023, com informações sobre a Situação do Aluno,  considerando os dados sobre o movimento e rendimento escolar ao final do ano letivo, foram passadas pela técnica da Seme responsável por essa demanda. Segundo ela, em 2024, será divulgado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “É crucial destacar que os dados de aprovação, derivados das informações de rendimento, declarados na segunda etapa do Censo Escolar de 2023, irão compor, com as médias de desempenho dos alunos obtidas no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), o cálculo do Ideb. Portanto, é fundamental dedicar atenção especial à precisão dos dados informados na Situação do Aluno, pois discrepâncias nestes dados podem afetar diretamente o Ideb das escolas e redes de ensino”, alertou a servidora.

A Seme reservou um momento para tratar também da estratégia Busca Ativa Escolar. Nova Venécia criou, em 2021, o dia “D” da Busca Ativa Escolar, que ocorre toda quinta-feira de cada mês, quando visitas dos integrantes da estratégia à residência dos casos inseridos na plataforma como infrequentes são feitas. Um cronograma está sendo elaborado pela equipe e tem previsão de ser iniciado em março. O Comitê Gestor da Busca Ativa Escolar é intersetorial, formado pelas Secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde e representação da sociedade civil organizada.

Durante a reunião os diretores e os secretários escolares receberam uma capacitação sobre como identificar os casos para serem enviados à plataforma da Busca Ativa Escolar, além de como realizar o acesso à plataforma e fazer inserção de casos. Desde 2023, a Secretaria implementou o Formulário de Infrequência para monitorar a presença dos estudantes nas escolas, um instrumento que fortaleceu a estratégia. Informações sobre como acessar e alimentar o formulário diariamente foram passadas aos gestores.

Seguindo a pauta, a Seme também orientou sobre os ajustes na operacionalização do Transporte Escolar.

A reunião foi encerrada pela técnica responsável pela Formação Continuada da Seme, realizando a divulgação e a inscrição dos gestores na Trilha Formativa para diretores municipais, promovida pelo governo do estado, por meio da Subgerência de Apoio à Gestão Municipal (SUAGEM), destinada a diretores escolares da Educação Infantil e Ensino Fundamental. As formações têm momentos presenciais, com encontros na Seme,  e on-lines, via plataforma do Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Espírito Santo (CEFOPE). É possível conferir na imagem abaixo os temas das capacitações.

Polo UaB dando suporte para os diretores escolares no momento de inscrição na formação de gestores

Orientações sobre o Transporte Escolar

Técnica da Seme responsável pela Busca Ativa Escolar apresentando o tutorial de acesso à plataforma

Orientações sobre o Censo Escolar