Educação dá continuidade à implementação de programa de Educação Fiscal e Financeira

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme) e em parceria com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), por intermédio da Subgerência de Educação Fiscal (SUEFI), se reuniu com o professor Arthur Sérgio Rangel Viana e todas as coordenações da Seme, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, na sexta-feira (16), para dar a continuidade ao Programa de Educação Fiscal/Financeira no município.

A reunião aconteceu no auditório da Seme e foi conduzida por Arthur, que é professor e coordenador de Educação Fiscal da Sefaz. Ele apresentou o Caderno Metodológico da Educação Financeira/Fiscal às equipes e aos diretores escolares.

Segundo o formador, o material foi elaborado de acordo com  a faixa-etária e está dividido em práticas pedagógicas com temas como Educação Fiscal, Alfabetização, letramento e matemática: cidadania e Educação Fiscal, A origem e a história do tributo, Os tributos e os espaços públicos de convivência, Educação Fiscal como exercício de cidadania, Cidadania na escola, Construindo a cidadania, Estatística: um meio possível para promover a Educação, Fiscal e Matemática financeira e Educação Fiscal: o estudo interdisciplinar, com o objetivo de desenvolver ações voltadas aos educadores que possibilitem a ampliação e o compartilhamento do conhecimento e de experiências no campo da Educação Fiscal nas escolas, bem como delinear ferramentas que podem atuar como estratégias para desenvolver habilidades e competências em sala de aula.

A elaboração do Caderno está alinhado às novas diretrizes da educação propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Como descrito no próprio caderno,  “Os temas [Transversais] que foram abordados na BNCC […] são os que afetam a vida humana em escala local, regional e global. Esses temas são, preferencialmente, trabalhados nas Escolas de forma transversal e integradora. A Educação Fiscal entrou nesse contexto, pois deve ser abordada de forma contextualizada, visando formar um cidadão consciente, reflexivo e mobilizador, contribuindo para a transformação social. Visa também compartilhar conhecimentos e interagir com a sociedade sobre a origem dos tributos, sua função social na atualidade, processos para organizar sua aplicação e o controle social dos recursos públicos, a partir da adoção de uma abordagem didático-pedagógica”.

Uma nova formação para os profissionais da educação está sendo planejada, e a Seme segue com a implementação do programa de Educação Fiscal e Financeira nas salas de aula da rede municipal de ensino ainda este ano.