Dia D da Busca Ativa Escolar retoma as atividades de 2024

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio das Secretarias Municipais de Educação (Seme), de Assistência Social e de Saúde, reiniciou os trabalhos do Dia D da Busca Ativa Escolar na última quinta-feira (07).

As equipes de campo, compostas por técnicos das três secretarias, realizam as visitas às famílias indicadas pelos alertas  de monitoramento indicados na plataforma da estratégia  Busca Ativa Escolar, alimentada pelas escolas e pelos técnicos da estratégia Busca Ativa Escolar.

No primeiro dia de trabalho de campo, a equipe visitou as comunidades de Pedra Grande e São José do Campo Real e o bairro São Cristóvão. Para mobilização das ações da Busca Ativa Escolar 2024, a  Seme continua assegurando o transporte dos servidores até os locais de visitação, visando sempre ao sucesso escolar dos estudantes.

Até o momento, a plataforma recebeu 107 alertas após a importação da planilha do Educacenso – INEP -, que podem se tornar casos após a análise da equipe. O município tem 132 casos em andamento dentro da plataforma, que seguem sendo monitorados por relatórios de observação a cada dois meses para garantir a  frequência escolar.

A estratégia intersetorial da Busca Ativa Escolar ganha destaque na promoção da educação, unindo esforços de diferentes setores para identificar e integrar alunos em situação de evasão escolar.

A secretária Municipal de Educação afirmou que a participação efetiva de todos os atores da estratégia é crucial para o sucesso desse programa. “Objetivamos alcançar cada estudante, garantindo que todos tenham acesso à educação de qualidade. Juntos construímos um ambiente educacional inclusivo e promissor”, disse.