Comunicação alternativa é tema da formação de professores da educação especial

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme),  nos dias 25 de setembro e 02 de outubro, no Polo Uab Polo da UAB/UnAC de Nova Venécia, realizou mais uma formação para os professores de educação especial sala comum da rede.

Acompanhada pela Coordenação da Educação Especial da Seme, a formação foi ministrada pela professora do Instituto do Federal do Espírito Santo campus Nova Venécia, Ariadna Pereira Siqueira Effgen, sobre o tema Práticas pedagógicas e o processo de constituição dos saberes, com foco na Comunicação Alternativa e Ampliada: processo de constituição de saberes.

A formadora discorreu sobre a importância da prática docente bem construída como sendo uma ferramenta que norteia o caminho da teoria à tarefa pedagógica do dia a dia, um sinalizador do ensino-aprendizagem, compreendendo o papel do professor como sendo um mediador do conhecimento em sala de aula.

No primeiro momento, foi explanado marcos teóricos, seguido por exemplos de estudos de casos, posteriormente, atividades práticas de como utilizar o portal Aragonés de la Comunicación Aumentativa y Alternativa (ARASAAC) foram apresentadas. O portal permite elaborar e imprimir pranchas, dominós, bingos, calendários, frases, símbolos e outras ferramentas on-lines. É um programa de uso gratuito, que possui bastantes recursos gráficos e materiais para facilitar a comunicação de pessoas com algum tipo de dificuldade no processo de ensino-aprendizagem.

A comunicação alternativa é uma área de estudos e técnicas, possibilitando a criação de métodos para que pessoas com deficiências possam se comunicar. Assim, a comunicação alternativa se destina às pessoas com defasagem entre suas habilidades de comunicação, seja na fala ou na escrita.

Ao final da formação, os professores de educação especial sala comum  da rede elogiaram o momento de estudos e se disseram motivados para desenvolver novas atividades no ambiente escolar.