Comissão de Gestão Pró Educação e Saúde (CGESNV) assessora in loco unidades de ensino para o retorno às aulas presencias no município de Nova Venécia

Saúde e Educação reunidas na EMEF São Cristóvão para orientar sobre os protocolos de segurança

No dia 02 de junho, a Comissão de Gestão Pró Educação e Saúde (CGESNV) se reuniu, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, a fim de cumprir algumas das ações previstas no Plano de Retomada elaborado ainda em fevereiro deste ano. Durante a reunião, a Comissão, que é formada por representantes de todos os segmentos envolvidos nessas duas áreas, traçou o Cronograma de Trabalho a ser executado nas Unidades de Ensino, objetivando dar assessoramento, acompanhamento e orientações aos gestores escolares, professores, auxiliares de serviços gerais e até mesmo tirar dúvidas quanto a melhor forma de implementação dos protocolos de segurança sanitária para o retorno às aulas presenciais.

Seguindo o cronograma, os trabalhos iniciaram-se no dia 15 de junho e já atenderam 42 escolas, tanto na sede quanto na zona rural. “A previsão é chegar a todas as escolas até o dia 28 de junho” informou Comissão.

A EMEIEF Darcy José Menon, escola multisseriada, localizada em área rural, por exemplo, foi uma das unidades que recebeu a Comissão no dia 17 de junho. A professora se mostrou receptiva aos trabalhos devolvidos pela Comissão, pois, segundo ela, “esta visita simboliza a grande preocupação da atual gestão com o retorno dos estudantes e foi muito importante, porque contribuiu de forma positiva, orientando os professores sobre como deixar a sala de aula pronta, com adequações e com segurança para receber os alunos. Todo o espaço foi pensado, orientado e preparado para o retorno, muitas coisas os professores já haviam feito, de acordo com o Plano Estratégico construído anteriormente em formações dadas pela Equipe da Seme, as adaptações serão colocadas em prática a partir das semanas que seguem, cada professor das escolas rurais deste município está buscando formas de deixar o espaço acolhedor e seguro para receber nosso maior patrimônio: o estudante.” declarou a professora.

Já para a diretora da EMEF Bairro Altoé, “O trabalho da Comissão foi enriquecedor, fundamental no sentido de validar os serviços já adiantados pela escola, assim, foi conferido o que já havia sido realizado, sanadas algumas dúvidas ainda existentes, compartilhadas ideias, sugestões e orientações. Ajudou muito na preparação das nossas escolas no sentido de garantirmos um ambiente escolar seguro para o retorno nossos alunos, professores e toda equipe escolar às aulas presenciais.”

“A Equipe da Secretaria de Educação está trabalhando muito para atender as recomendações definidas na Portaria Conjunta Sedu/Sesa nº 01-R, de agosto de 2020, e garantir o direito de aprender dos educandos.” frisou a Secretária Municipal de Educação e presidente da Comissão.

O prefeito de Nova Venécia endossou a fala da Secretária “Estamos preparados para trabalhar, mas em primeiro lugar estamos resguardando vidas, priorizando fatores para segurança de todos os profissionais da educação, famílias e alunos, nossa verdadeira preocupação é com as pessoas.”