CMEI Luzia Alves de Lima realiza Projeto “Educação no trânsito não tem idade”

Criançada atenta às regras de trânsito ensinadas pelos palestrantes

No dia 17 de setembro, o CMEI Luzia Alves de Lima deu início ao Projeto Trânsito na Escola com o tema “Educação no trânsito não tem idade”, cujo objetivo é conscientizar as crianças a se tornarem agentes fiscalizadores da forma de condução da família ao volante.

Para realizar o Projeto, a escola contou com a parceria de uma autoescola da cidade e com a colaboração de suas supervisoras, professores e toda equipe da escola. Um dos profissionais da autoescola, que também é pai de um aluno da escola, realizou a palestra que foi adaptada para idade do público infantil, proporcionando momentos de descontração por meio de vídeos educativos e da participação das crianças com perguntas e respostas.

As palestras precisaram acontecer em dois momentos para atender os grupos de revezamento e os protocolos de segurança, visto que a escola conta com 85 alunos nos turnos matutino e vespertino.

Segunda a diretora escolar, a adoção de um projeto sobre trânsito contempla os Temas Integradores previstos no Currículo Municipal “Vemos muitas imprudências no trânsito e a ideia é fazer com que nossas crianças sejam auxiliares de um trânsito seguro, mesmo sendo da educação infantil, elas aprendem com a interação e com a socialização e cobram das famílias o que aprenderam. Tivemos um feedback maravilhoso e positivo por parte dos familiares.”

O Projeto se estende agora à sala de aula, abrangendo todos os Campos de Experiências da Base Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil, tendo a faixa de pedestre, as cores, as formas geométricas e entre outros objetos do conhecimento abordados nas atividades.