Cerimônia de formatura dos alunos da EJA com Qualificação Profissional 2023

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme) e o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), promoveu a cerimônia de formatura dos 16 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com Qualificação Profissional em Operador de Computador da EMEF Dr. Adalton Santos, na noite  da última quarta-feira(20). A  formatura aconteceu no auditório do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

O evento contou com a presença da secretária Municipal de Educação, do diretor geral do Ifes- Campus Nova Venécia, da presidente do Conselho Municipal de Educação, como também dos familiares dos estudantes, professores e equipe gestora das instituições escolares  envolvidas.

Com uma carga horária  total de 180 horas, além dos conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), contendo o mínimo de 400 horas no semestre,  foi ofertado aos estudantes o Curso de Operador de Computador, no Instituto Federal, no turno matutino, e, no turno vespertino,  as disciplinas da BNCC, que aconteciam na EMEF Dr. Adalton Santos. Segundo a secretária Municipal de Educação, foi formada uma comissão para estudar, fazer levantamentos, planejar uma forma de fazer com que esses alunos  pudessem concluir o ensino fundamental e proporcionar a eles uma qualificação profissional.

Nova Venécia é pioneira na implantação da modalidade EJA com Qualificação Profissional, sendo esta a segunda turma de formandos. Esta modalidade teve como público-alvo alunos com a idade de 15 a 17 anos, que no ano de 2023 cursavam o 8º e 9º anos do ensino fundamental. A Educação de Jovens e Adultos contempla também o atendimento aos alunos público-alvo da educação especial, dentro da perspectiva da inclusão,  priorizando ações educacionais específicas que oportunizem o acesso, a permanência e o êxito no processo ensino-aprendizagem para todos.

Para a diretora do Departamento Pedagógico da Seme, realizar a formatura da 2ª turma da EJA com Qualificação Profissional foi um dos frutos mais belos de um nobre e enriquecedor processo formativo. “Foi, sem dúvida, uma noite especial, em que se concluiu uma importante e significativa etapa da vida estudantil destes jovens”, se emocionou a pedagoga.

A cerimônia foi marcada por momentos de grande emoção.  Os alunos discursaram reconhecendo e agradecendo pelo esforço e  dedicação da Prefeitura Municipal de Nova Venécia, da Secretaria Municipal de Educação, do Instituto Federal do Espírito Santo, da Escola EMEF Dr Adalton Santos, destacando a atenção recebida dos professores e dos funcionários durante toda a trajetória formativa, além de homenagear os familiares  e parabenizar aos colegas pela conquista do certificado.

“Esses alunos conquistaram uma grande oportunidade, pois além de terem  um certificado da rede municipal, têm em mãos uma certificação de uma  Instituição Federal com credibilidade. Parabenizo a todos, mais uma etapa que esses jovens alcançam. O mundo do trabalho está à espera deles. Sucesso”, desejou a secretária Municipal de Educação.

Ela acrescentou que, para 2024 as matrículas já estão abertas e uma nova turma sendo formada de alunos com idade de 15 anos ou que estejam em distorção idade/série para cursarem o 8º e 9º anos, na EMEF Dr. Adalton Santos, e a Qualificação em Operador de Computador no Ifes, campus Nova Venécia.

Ascom | PMNV