Capacitações compõem a agenda de trabalho da Secretaria de Educação

A Secretaria Municipal de Educação iniciou o mês de março, nesta segunda-feira, abrindo sua agenda de trabalho capacitando os professores das Escolas Multisseriadas do campo. As atividades foram realizadas no auditório da Secretaria Municipal de Educação e contou com a participação de 38 docentes, que atuam tanto na Educação de Infantil, quanto no Ensino Fundamental.  A capacitação faz parte das ações estratégicas para o Plano de Retomada das aulas que tem como objetivo mapear e diagnosticar a real situação das escolas do campo.

Durante o encontro, os profissionais receberam as orientações sobre o levantamento que precisa ser feito em cada unidade de ensino, para identificação do estado da estrutura física, da quantidade de materiais e de outros aspectos que envolvam a organização e bom funcionamento das escolas.

A Secretária de Educação, apresentou aos presentes a real situação das instituições de ensino, as quais foram diagnosticadas através dos dados coletados e levantados pela equipe de transição.  “Com os dados obtidos, realizamos o planejamento para o inicio do ano letivo, informamos sobre como está a situação em nossas unidades escolares para nortear nossos trabalhos”, disse.

Readequação do Currículo de Nova Venécia

Completando a agenda de formação dos professores, a Secretaria Municipal de Nova Venécia promove ainda essa semana, a Readequação do Currículo de Nova Venécia com a colaboração dos professores efetivos da rede, a fim de alinhar seus conteúdos a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o contexto de pandemia.

Para a realização deste trabalho, a Secretaria contou com uma logística de distribuição dos professores por Escolas-polos, conforme suas áreas de atuação. Estiveram reunidos, na EMEF Dr Renato Araújo Maia, os professores do 1º ano;  na EMEF “Maria Rodrigues Leite”, os do 2º ano; na EMEF Stasnislaw Zucoloto, os do 3º ano; na EMEF “Tito dos Santos Neves”, os do 4º ano;  na EMEF “Profª Claudina Barbosa”, os do 5º ano; nas EMEF “ Dr Adalton Santos e EMEF “Veneciano”, os professores de 6º ao 9º; toda a Educação Infantil da rede se dividiu em 5 polos: Cmei “Lar de Fátima”, Cmei “Luzia Alvez de Lima”, Cemei “Regina Célia Meneguetti Frisso”, Cmei “Vera Lúcia Galvão”, Cmeiti “Maria Luisa Dias Pestana”, tudo pensado para segurança dos profissionais, além de dinamizar o estudo de cada componente curricular.

“Alinhar os conteúdos a BNCC é mais uma das ações para garantir que a qualidade do ensino chegue a todos os alunos. Durante o primeiro dia, os professores deram início à leitura do documento e à seleção dos conteúdos. Um momento riquíssimo de trocas de conhecimento, tornando o trabalho democrático e eficiente”, disse a secretária de educação do município.