Biblioteca Pública Municipal Dr. Eduardo Durão Cunha recebe nova Bibliotecária

A Prefeitura de Nova Venécia por meio da Secretaria de Cultura e Turismo contrataram uma Bibliotecária devido a denúncias sobre a falta de Bibliotecário na Biblioteca Pública Municipal de Nova Venécia (ES). o CRB-6 enviou um ofício para o Prefeito que, de pronto, se colocou à disposição para solucionar a situação e acionou o Secretário Municipal de Cultura e Turismo.

Em resposta encaminhada ao CRB-6, a prefeitura reconheceu a importância dos Bibliotecários e do papel fiscalizador do Conselho, solicitando um prazo para a contratação de um profissional competente. O Secretário informou também que, até dezembro de 2021, o espaço era gerido por uma Bibliotecária devidamente habilitada, mas que ela pediu exoneração do cargo.

Dessa forma, no dia 6 de junho deste ano, foi publicado um decreto de nomeação da Bibliotecária Geisibel Augusta Pires (CRB-6/840ES) como Coordenadora Especial da Secretaria de Cultura de Turismo e responsável pela Biblioteca Pública Municipal Dr. Eduardo Durão Cunha. O Secretário afirma que a contratação de um profissional qualificado é essencial. “A biblioteca é uma instituição que as pessoas precisam em qualquer momento da vida e ela precisa inspirar confiança no contato com seu público alvo. Dar qualidade no atendimento, com informações precisas não pode ser feito por quem não tenha o conhecimento necessário na área, isso colocaria o serviço em xeque. Por isso, a importância de contratar um profissional qualificado para a função”, destacou o Secretário.

Além de Geisibel, a Biblioteca também conta com uma auxiliar, Chrystiane Vasconcelos que cursa bacharelado em Biblioteconomia na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Geisibel conta que está satisfeita no novo local de trabalho. “Sou formada em biblioteconomia desde 2014 e trabalhei em duas bibliotecas particulares e é minha primeira experiência em biblioteca pública. Estou muito honrada por essa contratação e posso dizer que estou sendo muito bem recebida por todos, na Secretaria, Prefeitura e no Município. Além do mais, posso contar com pessoas como a Chrystiane, que tem me ajudado desde o começo, contribuindo com sua experiência trabalhando neste setor e estamos tendo uma troca maravilhosa”, afirmou.

Para o presidente do CRB-6, Álamo Chaves (CRB-6/2790), a condução da Prefeitura de Nova Venécia foi exemplar. “Seria incrível se todos os gestores públicos tivessem o mesmo entendimento sobre a importância de ter suas bibliotecas geridas por profissionais qualificados, que atendam às demandas da população, oferecendo acesso de qualidade à cultura, ao lazer e ao conhecimento. Essa situação também mostra que é possível exercer nosso papel como fiscalizadores buscando soluções para os problemas encontrados, sem entrar em procedimentos burocráticos ou disputas judiciais”, declarou.