Atendimento fonoaudiólogo na Educação em Nova Venécia

Em parceria com Ifes, fonoaudióloga da Seme em formação para professores da rede

A Equipe da Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (Seme) conta com um profissional efetivo de fonoaudiologia em seu quadro de servidores. Embora esta especialidade seja da área da saúde, ela também está totalmente ligada à educação e à aprendizagem, tendo muito a oferecer, como parte integrante da equipe pedagógica, agregando conhecimentos sobre a comunicação humana, que são de sua competência, assim como discutindo estratégias educacionais que possam favorecer o processo de ensino e aprendizagem.

No município, a meta desse trabalho é assessorar os envolvidos na modalidade da Educação Especial, atuando de modo integrado à Equipe de Educação Especial e, em alguns momentos, nas outras demandas do sistema educacional.

Com o retorno dos atendimentos educacionais, após a pandemia, os acompanhamentos reiniciaram com participação da fonoaudióloga na construção do documento Diretrizes da Educação Especial e com a ida às escolas, conforme demanda, formação e capacitação de professores, com a intenção de dar suporte à equipe escolar, discutindo e elegendo estratégias que favoreçam o trabalho com alunos que apresentam dificuldades de fala, linguagem oral e escrita, voz e audição e também orientar as famílias em relação ao desenvolvimento das crianças/estudantes.

As demandas de alunos que necessitam de tratamento fonoaudiológico clínico são encaminhadas para o Sistema Único de Saúde (SUS), pois, conforme orientações do Conselho Federal de Fonoaudiologia, o foco do trabalho da fonoaudiologia na educação está voltado para o desenvolvimento e aprimoramento das habilidades relacionadas à comunicação oral e escrita, que possam auxiliar, de maneira efetiva, o processo de ensino e aprendizagem, com ênfase na formação dos professores.

A área da Fonoaudiologia Educacional na Secretaria Municipal de Educação existe desde 2005 quando a gestão da época passou a pensar sobre inclusão escolar dos alunos público-alvo da educação especial nas escolas comuns do município.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Venécia