Acontece 1º encontro da formação em Liderança Educacional para diretores escolares

Prefeitura Municipal de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), na última terça-feira (16), realizou o 1º Encontro Presencial da 1ª Trilha Formativa de Gestores Escolares para os diretores escolares e técnicos da Seme inscritos na  Formação em Liderança Educacional, que tem formato híbrido.

A secretária Municipal de Educação fez a abertura do evento falando sobre a certificação de Nova Venécia pela excelente mobilização e pelos bons resultados nas avaliações externas. A secretária comandou também a assinatura da Pactuação das Metas de Aprendizagem entre a Seme e os diretores da escolas, em que todos reafirmaram seu compromisso com a garantia dos direitos de aprendizagem dos estudantes.

A assessora do Departamento Pedagógico da Seme foi a formadora responsável pelo dia de estudos que contou com uma extensa programação, na qual temas de grande relevância para a prática dos gestores foram debatidos como a Centralidade Pedagógica e a Gestão Escolar para Resultados de Aprendizagem, Estudo de caso: Infrequência, Evasão e Abandono e Sensibilização da equipe docente ao Ciclo de Avaliação. Os temas foram trabalhados por meio de dinâmicas e oficinas.

Já o tema Acompanhamento e verificação da fluência leitora dos estudantes: gerando intervenções e dando suporte aos professores foi ministrado pela coordenadora Municipal do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes).

Participando ativamente da formação, a coordenadora do Ensino Fundamental dos Anos Finais, ressaltou o fato de ser a primeira vez que Nova Venécia conta com uma formadora capacitada especificamente para realizar esse tipo de estudo com os gestores escolares. Para a diretora da EMEF “São Cristóvão”, disse que as formações fortalecem a prática de gestão tanto administrativa quanto pedagógica.

Formação em Liderança Educacional

Aberta em 04 de março, a formação conta com estudos on-lines, em que os cursistas realizam as atividades por meio da plataforma do Centro de Formação dos Profissionais da Educação – CEFOPE – ofertada pela Secretaria de Estado de Educação (Sedu),  a Subsecretaria de Estado de Articulação Educacional, a Gerência do Regime de Colaboração com os Municípios (GERCO) e a Subgerência de Apoio à Gestão Municipal. Nos dias 27 e 28 de março, a assessora do Departamento Pedagógico da Seme foi capacitada para ser a formadora dos encontros presenciais do município de Nova Venécia. A assessora segue indo se capacitar, conforme cronograma da Sedu.