Abertura do Ano Letivo de 2024 em Nova Venécia

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), fez a Abertura do Ano Letivo de 2024, reunindo trabalhadores e profissionais da educação para participar do momento de acolhida e planejamento do volta às aulas, na últimas quinta-feira(01).

A programação se iniciou nas unidades de ensino pela manhã, onde os servidores foram recebidos com muita criatividade e mimos. Para os professores que atuam nas unidades em Tempo Integral, o acolhimento foi realizado na Seme.

No segundo momento, a Seme transmitiu, diretamente do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Campus Nova Venécia para as escolas, a acolhida da secretária Municipal de Educação e do vice-prefeito, representando o prefeito, acompanhados de técnicos da Secretaria, do presidente da Câmara de Vereadores, da presidente do Conselho Municipal de Educação, da diretora de Ensino do Ifes e do diretor da Faculdade Multivix.

Depois das boas-vindas das autoridades, a transmissão foi divida em três etapas. Na primeira,  a arteterapeuta Vanda Bernabe Franceschetto Milleri trouxe para o público o tema “Um olhar para si”. Vanda falou sobre a necessidade de entrar em contato com as próprias emoções. “O autoconhecimento exige coragem, cor para colorir e agir. Colocar cor na alma, em busca de uma vida com mais leveza”, alertou.

Em seguida, professores da rede municipal de ensino fizeram a apresentação do Referencial Curricular de Nova Venécia – 2023, respectivamente, por etapa de ensino e componentes curriculares, da Educação Infantil, Vagner de Souza Amorim, Língua Portuguesa, Ingrid Galvão da Silva Morais, Matemática, Sheila Tessarolo Vieira, Ciências, André Coser Williams Sagica, História, Rogério Frigério Piva, Geografia, Josiane Storche, Arte, Alcione da Silva Serra, Educação Física, Cássia Antoniolli Felisberto, Língua Inglesa, Rafael dos Santos Comette, e de Ensino Religioso, Alcimar Carloni.

Durante a apresentação, os professores foram unânimes em destacar os pontos mais relevantes experienciados na elaboração do referencial, considerando a formação continuada como fator essenciais, a reestruturação feita de professores para professores aproximando mais o conteúdo da realidade local e atual e, principalmente, a organização em rede, que garante a sequenciação dos conteúdos em todo o território municipal.

Rogério, professor de história da rede, agradeceu a colaboração do professor do Ifes, André Luiz Bis Pirola. Segundo ele, o grupo de formação introduziu elementos descritivos da história de Nova Venécia ao currículo, a fim de criar uma identidade. “O currículo é a pedra fundamental para o planejamento da aula, alguns professores já desenvolviam esse trabalho, mas com o currículo temos um suporte legal a ser seguido, para garantir a valorização de nossa memória e história local a partir da noção de pertencimento”, explicou.

Alcimar, também professor de história, o Mazinho, como é conhecido, afirmou aos presentes e telespectadores que Rogério Piva ocupa um papel de suma importância dentro da educação veneciana, se dirigindo ao colega: “Você é, hoje, o guardião da nossa história”.

Para concluir a agenda do primeiro dia de trabalho, os profissionais puderam acompanhar e conhecer o material paradidático “Geografia Escolar Contextualizada: Subsídios paradidáticos a partir de Nova Venécia/ES e do Norte Capixaba”, apresentado pelo professor de geografia do Ifes – Nova Venécia, Jaime Bernardo Neto.

Para o turno da tarde, a programação foi a mesma e a transmissão das boas-vindas, das palestras e da apresentação do currículo foi reproduzida pelo canal Nova Venécia Conectada, página da Seme no YouTube.

As escolas capricharam no acolhimento aos trabalhadores e profissionais com muitos mimos, dinâmicas motivacionais e até guloseimas

Autoridades e representantes da educação do município presentes à  cerimônia de abertura do ano letivo

Equipe Seme junto aos professores da rede municipal de ensino

A arteterapeuta Vanda Bernabe Franceschetto Milleri discorrendo sobre o tema “Um olhar para si”