Secretária de Educação de Nova Venécia coordena debate nacional em Pernambuco

Participação de Nova Venécia na abertura do Seminário apresentando o programa de Fortalecimento da Aprendizagem implantado no município

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), nos dias 24 e 25, participou do 27º Seminário Nacional – Escola? Presente – realizado pelo Programa Integral de Desenvolvimento Profissional do Pró-Cidadania (IBPC PRO).

Esteve presente ao evento, que ocorreu em Recife, Pernambuco, a secretária Municipal de Educação de Nova Venécia, representando o município. Na abertura dos trabalhos do Seminário, que teve como principal tema as Inovações educacionais e Recomposição de aprendizagens: desafios da escola contemporânea, a gestora da educação em Nova Venécia foi convidada a partilhar sobre o programa de Fortalecimento da Aprendizagem implantado no município desde 2022, com o objetivo de dirimir os impactos causados pela pandemia, propondo intervenções a fim de consolidar habilidades não aprendidas, que, conforme mostram dados nacionais, mesmo antes de 2020, com o fechamento das escolas e as aulas remotas, não eram resultados satisfatórios.

O Seminário foi direcionado a um público-alvo de profissionais que atuam no campo da educação, além de pesquisadores, estudantes e outros profissionais de áreas afins e contou com palestrantes de renome nacional como Gaudêncio Frigotto, Luciano Meira, Carolina Cavalcanti e Eduardo Calbucci, que respectivamente abordaram os temas As bases materiais e pedagógicas da educação básica: desafios da escola contemporânea, Tecnologias educacionais, metodologias ativas e aprendizagens significativas, Aprendizagem socioemocional no contexto da escola contemporânea, na última quarta-feira (24).

No segundo dia de formação, quinta-feira (25), os participantes puderam discutir sobre os temas Competências para uma aprendizagem criativa e transformadora, Formação docente e os desafios do ensino no contexto atual, Ludicidade e atividades lúdicas na prática educativa: compreensões conceituais e proposições e a importância do cuidado e do afeto na recomposição da aprendizagem escolar desenvolvidos por José Moran, Acácia Kuenzer, Cipriano Luckesi e Renato Janine.

Durante a palestra de Carlos Cipriano Luckesi, a secretária Municipal de Educação, professora Wanessa Zavarese Secchim, foi a coordenadora da mesa do escritor. Luckesi é reconhecido autor da área de avaliação educacional. Várias obras de sua autoria são referência sobre o tema da avaliação da aprendizagem, é licenciado em Filosofia, bacharel em Teologia, Mestre em Ciências Sociais e Doutor em Educação: Filosofia e História da Educação.

Atualmente, é Professor pós-aposentado da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Dentre as várias obras publicadas, destacam-se aquelas sobre o tema da avaliação: Prática docente e avaliação (1990), Avaliação da aprendizagem escolar (1995), Avaliação da aprendizagem na escola (2003), Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico (2011).

Secretários  Municipais de Educação presentes ao 27º Seminário Nacional – Escola? Presente

As bases materiais e pedagógicas da educação básica: desafios da escola contemporânea foram discutidas por Gaudêncio Frigotto

O fundador do Projeto Escola do Futuro da USP, José Moran, falou sobre Competências para uma aprendizagem criativa e transformadora

Palestra sobre Formação docente e os desafios do ensino no contexto atual, com a escritora Akácia Kuenzer (Paraná)