Professores de arte da educação infantil participam de oficina de musicalização

Professores de arte presentes à formação na última terça-feira (30)

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme),  na última segunda-feira (29), pela manhã, e na terça-feira (30), à tarde, com a colaboração da professora do CMEITI “Idalina Maria Machado Fiel” e do CMEI “Odorico Domingos”, Patricia Souto Oliveira Szablack, ofertou aos profissionais que atuam na educação infantil, com o componente curricular arte, um encontro de formação sobre Musicalização como uma nova perspectiva.

A formação teve o formato de exposição de recursos lúdico-pedagógicos e de oficina, em que os profissionais puderam confeccionar personagens para contação de histórias e instrumentos musicais com diversos materiais alternativos, além de poderem experimentar o uso dos novos recursos, por meio de dinâmicas desenvolvidas pela formadora. 

Para a especialista, a música articulada ao lúdico, torna as atividades mais prazerosas. “A musicalização aproxima o educador e o educando e potencializa a afetividade no contexto de sala de aula”, avaliou.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um dos documentos que traz o ensino voltado para as práticas musicais como uma importante expressão artística a fazer parte do ensino-aprendizagem. Durante a capacitação, os professores tiveram a oportunidade de estudar as habilidades que envolvem este assunto no Currículo de Nova Venécia, analisando-as por faixa-etária e dentro do Plano Temático da Educação Infantil.

Professores de arte acompanhados pelo coordenador da Educação Infantil na Seme, Vagner Souza Amorim, e pela formadora Patricia Souto Oliveira Szablack