Núcleo de Ideias lança Projeto 1,2,3 Ação, Reação e Diversão para crianças e idosos

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio Núcleo de Ideias, realizou o lançamento do Projeto 1,2,3 Ação, Reação e Diversão, na última quarta-feira (23), que tem como objetivo a promoção de diversas ações para garantir uma educação capaz de encarar a ludicidade como um fator motivador e facilitador da aprendizagem cognitiva, afetiva, social e psicomotora dos educandos, que são seres pensantes dotados de emoções e sentimentos, que vivenciam interagindo todo o tempo com o meio em que vivem, favorecendo na formação de cada criança o saber, através de resgate de brincadeiras sustentáveis e criativas.

A apresentação dos brinquedos e orientação da forma do funcionamento aconteceu na sede do Núcleo de Ideias para os técnicos das Secretarias de Educação, Saúde (CAPS), Cultura e Turismo e Assistência Social.

De acordo com os servidores do Núcleo, que idealizaram e preparam os vários tipos de brinquedos, o projeto será uma ferramenta essencial para ajudar no processo de aprendizagem da Educação Infantil, atípicas e idosos, na coordenação motora fina e grossa, equilíbrio, melhoria da amplitude de movimento, integração de grupos, tomadas de decisões, autoconfiança, aprendizado envolvente, força e resistência, entre outros. “Montamos alguns tipos de brinquedos para apresentação aos técnicos das Secretarias. Agora, quem tiver interesse em produzir o material, ofertaremos oficinas para produção e qualificação de servidores para levar as atividades aos grupos de beneficiários”, explica o coordenador do Núcleo de Ideias.

Para a supervisora técnica da Secretaria de Educação, o projeto é de grande importância, principalmente para a Educação Infantil. “Adoramos o projeto e discutiremos com a nossa Secretária Municipal de Educação e equipe, para inserir no planejamento de 2023 as oficinas propostas e produzir os brinquedos apresentados e outros que entendermos serem viáveis para o crescimento de nossos alunos. Parabéns para a equipe do Núcleo de Ideias pelo projeto”, enfatizou.

O projeto oferece os brinquedos de Acerte a Garrafa, Boliche, Andador de Madeira, Tic Tac, Golfe, Acerte o Leão, Jogo da Velha, Quiz das Etnias, Acerte o Elefante, entre outros.

Ascom | PMNV