Nova Venécia retoma os trabalhos da Busca Ativa Escolar

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), retoma, no mês de fevereiro, as ações da estratégia Busca Ativa Escolar, com o objetivo de identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão.

Por meio da plataforma da estratégia, o município armazena dados que possibilitam planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a garantia de direitos de crianças e adolescentes.

A Busca Ativa Escolar reúne representantes de diferentes áreas como da educação, saúde e assistência social e, fortalecendo a rede de proteção, cada um tem seu papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola ou em risco de abandono até a tomada de providências necessárias para o atendimento nos serviços públicos.

Todo o processo é acompanhado de forma tecnológica, que funciona como um grande banco de dados, facilitando a comunicação entre áreas sobre cada caso acompanhado, podendo ser acessado por diversos dispositivos. Há também formulários impressos para facilitar o uso dos profissionais que não possuem acesso a dispositivos móveis.

Parte integrante da estratégia Busca Ativa Escolar, o Dia D – Busca Ativa Escolar consiste numa ação, a qual acontece sempre às quintas-feiras por meio de um cronograma em que as equipes visitam as famílias cujos filhos tiveram o nome inserido pela escola ou pelos Agentes Comunitário de Saúde (ACS), na plataforma como um alerta de possível evasão escolar.

A Secretaria Municipal de Educação criou ainda o “Formulário de Infrequência”, um instrumento que visa monitorar a ausência, a identificação, o registro e o controle de crianças e adolescentes que deixam de frequentar as unidades de ensino municipal. Este documento é preenchido diariamente pelas escolas, possibilitando a produção de informações diagnósticas consistentes que contribuam para o planejamento e/ou ajuste das ações a serem tomadas pela escola ou pela Seme. Os dados provenientes do Formulário de Infrequência são compartilhados nas reuniões de diretores escolares a fim de informar e intensificar o monitoramento da infrequência escolar.

Os membros da Busca Ativa Escolar contam com a colaboração das famílias para obter êxito nessa que é uma iniciativa de cuidados e proteção com as crianças do município em idade escolar obrigatória – 04 a 17 anos.

Reunião de trabalho do Comitê Gestor da estratégia Busca Ativa Escolar

Técnica da Seme responsável pelo Busca Ativa Escolar