Nova Venécia é pioneira na implantação do cacau em pó na alimentação escolar

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio das Secretarias Municipais de Educação, Cultura e Turismo, através do Núcleo de Ideias, em parceria com o  Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) promoveu uma oficina sobre o cacau em pó, seus benefícios e  utilização, na última terça-feira (10).

A partir desse ano, o cacau em pó passou a compor os itens que são entregues pela agricultura familiar às unidades de ensino da rede municipal. Baseada na Resolução nº06/2020 que atualiza as normas para a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), onde proíbe alimentos ultraprocessados açúcar, mel, adoçante nas preparações culinárias e bebidas para as crianças de até três anos, a Seme incorporou o produto ao cardápio das escolas para atender a normativa.

“Consideramos necessário capacitar nossas merendeiras, coordenadores escolares sobre essa novidade na alimentação escolar das nossas crianças, pois vamos retirar todo o açúcar do cardápio da educação infantil, nos próximos meses, e vamos inserir um produto altamente rico em nutrientes e saudável”, pontuou a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação.

Ela fala ainda sobre os diversos benefícios do cacau em pó. “Rico em Flavonoides, substâncias antioxidantes que protegem as nossas células de radicais livres; u Fonte de Ferro, zinco e magnésio, esses minerais participam de centenas de reações no nosso organismo e possui papel fundamental em várias delas, como: saúde óssea, circulação sanguínea, imunidade, ação antioxidante, dentre outras”, completa.

A oficina que aconteceu na sede do Núcleo de Ideias, foi dividida em dois momentos, um teórico e o outro prático. Os participantes receberam uma apostila com informações sobre o documento que trata da proibição do açúcar, benefícios e receitas para serem utilizadas no dia a dia da escola.

“Foi maravilhoso estar aqui. Vimos de perto como se faz o cacau em pó e mais do que isso, como vamos utilizar no preparo dos alimentos dos alunos. O sabor é muito bom e vai ajudar na saúde deles”, pontuou uma merendeira.

Segundo a agente de extensão em desenvolvimento rural do Incaper, Jozyellen Nunes da Costa, Nova Venécia é pioneira na implantação do cacau em pó na alimentação escolar. “É uma imensa satisfação estar em uma parceria de algo tão grandioso e que vai impactar a vida de tantas crianças. Parabéns a todos os envolvidos”,disse.

O secretário Municipal de Educação em substituição, fez o fechamento da oficina agradecendo as parcerias a Sectur, Núcleo de Ideias, Incaper e a Agroindústria pela contribuição na formação dos servidores.