Prefeito de Nova Venécia é eleito presidente do CIM Norte/ES

O prefeito de Nova Venécia, Mário Sérgio Lubiana, o Barrigueira, foi eleito o novo presidente do Consórcio CIM NORTE/ES, para o biênio 2019/2020. A eleição aconteceu tarde da última quarta-feira (12), durante Assembleia Geral, realizada na Rede Cuidar/Norte em Nova Venécia.

Além de Mário Sérgio Lubiana, estiveram presentes outros seis prefeitos que integram o consórcio: Elias Dal Col (Ecoporanga), Lauro Vieira (Boa Esperança), Irineu Wutke (Vila Pavão), Paulo Márcio (Água Doce do Norte), Bruno Teófilo (Pedro Canário) e Osvaldo Fernandes (Mucurici). Participaram também a gerente da Unidade Rede Cuidar, Gilmara Silva Sossai, o superintendente do CIM Norte, Gleikson Barbosa, secretários municipais, técnicos da Rede Cuidar e servidores públicos.

O novo presidente foi eleito por unanimidade pelos prefeitos presentes. O consórcio agora ficou composto pelos seguintes membros: Mário Sérgio Lubiana - Barrigueira (presidente), Osvaldo Fernandes (vice-presidente), Lauro Vieira e Irineu Wutke (membros). Também foram eleitos coordenador e subcoordenador, Ransmiller Brunelli e Ana Rosa Marin. Para o Conselho Fiscal, foram escolhidos Jair Sandrini (secretário de Saúde de Jaguaré), Elisaude dos Santos (servidora de Boa Esperança), Sheila Ferreira (servidora de Vila Pavão), Carlos Augusto Fernandes (membro da sociedade civil de Nova Venécia), Izabel Aparecida (servidora de Nova Venécia) e Ivan Domingos (secretário de Saúde de Pinheiros).

O presidente eleito agradeceu o apoio dos prefeitos e enalteceu o trabalho realizado pelo grupo. “Quero agradecer a confiança dos prefeitos e toda equipe que coordena os trabalhos do consórcio e os secretários municipais. Parabenizar o ótimo trabalho do atual presidente, Osvaldo, que sempre se empenhou muito para ter esse modelo de gestão. Vamos trabalhar para melhorar e aumentar ainda maios a oferta de serviços aqui na Rede Cuidar, e que o Estado possa ter um comprometimento maior com os custos. Pedir o mesmo empenho a todos os prefeitos e membros da diretoria para que a Rede Cuidar continue sendo referência em saúde”, disse Barrigueira.

Durante a Assembleia Geral foi discutido o encaminhamento de decisões necessárias para o andamento dos trabalhos traçados pelo CIM NORTE/ES, além da tradicional prestação de contas. Também entrou em pauta a participação dos municípios que fazem parte do consórcio para usufruir dos serviços prestados na Rede Cuidar.

Osvaldo Fernandes, prefeito de Mucurici e atual presidente, agradeceu o empenho de todo corpo técnico do consórcio e fala sobre sua nova função como vice-presidente. “Tivemos muitas dificuldades nesse período, mas vencemos todas elas, oferecendo os serviços para os municípios do consórcio, evitando maiores custos e desgastes de viagens cansativas à capital Vitória para realizar os mesmos procedimentos. É motivo de orgulho e felicidade fazer parte dessa gestão e esperamos melhorar ainda mais os serviços prestados, agora ao lado do novo presidente o Barrigueira”, disse Osvaldo.

A gerente da Rede Cuidar Nova Venécia, Gilmara Silva Sossai, lembrou das  dificuldades enfrentadas ao longo do funcionamento da Unidade e falou das conquistas. “Tivemos muitos percalços durante todo o período de funcionamento, mas graças ao empenho da atual gestão e dos profissionais que aqui estão, conseguimos colocar nossas contas em dia, e o principal: oferecer um atendimento humanizado a todos que buscaram exames e tratamentos aqui na Rede Cuidar. Para nós, é motivo de muito orgulho saber que estamos melhorando a vida das pessoas, não só daqui do município, mas de todos os municípios participantes do consórcio”, finalizou Sossai.

REDE CUIDAR

A Rede Cuidar em Nova Venécia tem capacidade para ofertar até 244 mil procedimentos por ano, entre consultas e exames especializados. Para ser atendido na Rede Cuidar, o paciente deve ir até a Unidade de Saúde do seu município. Após avaliação, de acordo com a sua necessidade, será encaminhado para o local.

A Unidade garante atenção aos usuários por meio da linha de cuidado materno infantil, doenças crônicas (hipertensão e diabetes) e oncologia (diagnóstico). No local  ofertadas consultas em angiologia, cardiologia, proctologia, oftalmologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, otorrinolaringologia, mastologia, oncologia, ginecologia, urologia, neurologia, nefrologia e pediatria.

A Rede Cuidar também contará com uma equipe multiprofissional: nutricionista, psicólogo, assistente social, enfermeiro, farmacêutico, técnico de enfermagem, educador físico, terapeuta ocupacional e fisioterapeuta. Ao todo, 46 profissionais irão atuar no local.

Entre os exames especializados estão os de imagem (raio-x simples e contrastado; ultrassonografia obstétrica e ultrassonografia em geral; ecocardiografia fetal/criança/adulto; arteriografia/aortografia; ecodoppler (vascular); mamografia; tomografia computadorizada; cintilografia e ressonância magnética, exames cardiológicos (eletrocardiograma, teste ergométrico e holter 24 horas), exames de oftalmologia (retnografia; mapeamento de retina; tonometria e fundoscopia), exames de otorrinolaringologia (audiometria e Potencial Evocado Auditivo (BERA), exames ginecológicos (colposcopia; conização e punção aspirativa de mama para biópsia), e ainda endoscopias (esofagogastroduodenoscopia /colonoscopia /retosigmóidoscopia /videolaringoscopia) e biópsias em geral, além de exames laboratoriais e bioquímicos.

A Região Norte de Saúde engloba os municípios de Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus e Vila Pavão. A Unidade será gerenciada pelo Consórcio Público da Região Norte do Espírito Santo (CIM Norte).