Agentes de Saúde participam de capacitação para inclusão de beneficiários do BPC

Idosos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) serão orientados sobre os procedimentos e prazos para a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Para isso, uma capacitação envolvendo agentes de saúde de Nova Venécia foi realizada na última terça-feira (05), no auditório do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), com o objetivo de orientar os servidores em relação a como proceder quanto aos trabalhos de mobilização e cadastramento dos beneficiários.

De acordo com a coordenadora e gestora do programa Bolsa Família, Maisa Paulo de Souza, o benefício garante benefícios à pessoa idosa ou com algum tipo de deficiência. “O benefício gera a transferência mensal de um salário mínimo à pessoa idosa, com 65 anos ou mais, e à pessoa com deficiência de qualquer idade, mesmo que não tenha contribuído para a previdência social. Em ambos os casos, o cidadão que se candidata a receber o benefício deve comprovar que a renda mensal de cada integrante da família não ultrapassa um quarto do salário mínimo. Contudo, o requerente deve estar incluído no Cadastro Único”, disse Maisa.

O prazo para o cadastramento vai até 31 de dezembro de 2018. Famílias que não estiverem inscritas perderão o direito de receber o benefício.

Conforme dados extraídos do Relatório Mensal de Atendimento, o município de Nova Venécia falta inserir 86 idosos e 208 pessoas com deficiência.