Prefeitura Municipal de Nova Venécia

Agentes de Saúde participam de capacitação para inclusão de beneficiários do BPC

Agentes de Saúde participam de capacitação para inclusão de beneficiários do BPC

Idosos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) serão orientados sobre os procedimentos e prazos para a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Para isso, uma capacitação envolvendo agentes de saúde de Nova Venécia foi realizada na última terça-feira (05), no auditório do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), com o objetivo de orientar os servidores em relação a como proceder quanto aos trabalhos de mobilização e cadastramento dos beneficiários.

De acordo com a coordenadora e gestora do programa Bolsa Família, Maisa Paulo de Souza, o benefício garante benefícios à pessoa idosa ou com algum tipo de deficiência. “O benefício gera a transferência mensal de um salário mínimo à pessoa idosa, com 65 anos ou mais, e à pessoa com deficiência de qualquer idade, mesmo que não tenha contribuído para a previdência social. Em ambos os casos, o cidadão que se candidata a receber o benefício deve comprovar que a renda mensal de cada integrante da família não ultrapassa um quarto do salário mínimo. Contudo, o requerente deve estar incluído no Cadastro Único”, disse Maisa.

O prazo para o cadastramento vai até 31 de dezembro de 2018. Famílias que não estiverem inscritas perderão o direito de receber o benefício.

Conforme dados extraídos do Relatório Mensal de Atendimento, o município de Nova Venécia falta inserir 86 idosos e 208 pessoas com deficiência.