III Conferência Intermunicipal de Educação acontece em Nova Venécia

Nos próximos dias 18 e 19 de abril, acontece em Nova Venécia a III Conferência Intermunicipal de Educação. O evento será no auditório da Secretaria Municipal de Educação e, além de Nova Venécia, terá as presenças dos municípios de Vila Pavão, Boa Esperança, Vila Valério, São Gabriel da Palha e Mucurici.

O encontro tem por objetivo trabalhar a Consolidação do Sistema Nacional de Educação - SNE e o Plano Nacional de Educação - PNE: “monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”.

Na ocasião, serão avaliados os planos de educação (nacional, estadual e municipais) e feitas proposições de políticas educacionais para efetivação das metas e estratégias.

Para o secretário de Educação de Nova Venécia, Arilso Teixeira, o momento é fundamental para avaliar as legislações e o cumprimento dos planos municipal e estadual de educação. “Essa discussão visa a revisão das metas e estratégias para alcançarmos uma educação pública de qualidade, dentro das nossas especificidades. É um momento para trabalharmos nossas políticas da educação e fazer propostas ”, disse.

Educação de qualidade

Os investimentos feitos pela Administração Municipal de Nova Venécia têm refletido positivamente na vida dos alunos e educadores da Rede Municipal de Ensino. Uma pesquisa realizada pelo Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes) diagnosticou que em todas as escolas do município o desempenho dos alunos teve crescimento em diferentes áreas do conhecimento e níveis de escolaridade. O levantamento apontou ainda que Nova Venécia está acima da média estadual.