Prefeitura de Nova Venécia instala ar condicionado em escolas

A Prefeitura de Nova Venécia está equipando as escolas da Rede Municipal de Ensino e a novidade mais comemorada é a instalação de aparelhos de ar condicionado em algumas unidades escolares.

Nesta primeira etapa estão sendo contempladas a EMEF Veneciano, EMEF Professora Claudina Barbosa e EMEF Dr. Adalton Santos. Foram adquiridos 87 aparelhos que vão beneficiar mais de mil alunos, do ensino fundamental e médio, que estão matriculados nessas escolas.

O investimento a princípio é de R$ 433 mil na aquisição de aparelhos, que variam de 9 mil a 36 mil btus de potência, conforme o tamanho de cada sala.

Para o prefeito Lubiana Barrigueira é mais um importante avanço na educação municipal. “O ar condicionado hoje não é mais ferramenta de luxo, mas sim fundamental para o desempenho dos alunos e professores. Nossas escolas estão reformadas e o aparelho de ar condicionado chega para completar o bem-estar nos ambientes de estudo, favorecendo a concentração e garantindo mais saúde. Estamos empenhados para que nossos alunos possam desfrutar de salas de aulas com clima agradável e adequado para estudar”, afirma o prefeito.

A proposta vai além. Já está em fase de levantamento a climatização das salsas das escolas: EMEF Tito dos Santos Neves, EMEF Professora Maria Rodrigues Leite, EMEF Bairro Altoé, EMEF Stanislaw Zucoloto, EMEIEF Lourdes Scardini, EMEF São Cristóvão e EMEF Renato Araújo Maia.

A iniciativa ganhou o apoio de pais de alunos. Ana Flávia Adeodato Conceição é mãe de duas crianças que estudam na EMEF Professora Claudina Barbosa. Ela comemora a conquista. “A cada ano que passa está esquentando mais. Tenho dois filhos que vão estudar no período da tarde. Saber que vai ter ar condicionado nas salas de aula é ter a certeza de que nossos filhos estarão confortáveis. Um ambiente climatizado atrai o aluno, ajudando a melhorar a concentração, sem contar que vai melhorar as condições de trabalho do professor, favorecendo a integração entre eles. Temperaturas agradáveis acalmam os ânimos. É um grande avanço na educação de Nova Venécia”, comemora.