Nova Venécia decreta uso obrigatório de máscara pela população

Nova Venécia é mais uma cidade capixaba que engrossa a lista de municípios que tornaram obrigatório o uso de máscara pela população. A medida foi anunciada nesta terça-feira (12) por meio do decreto Nº 15.157 e tem como objetivo frear a transmissão do novo coronavírus na cidade.

De acordo com o decreto municipal, qualquer pessoa que sair de casa e frequentar espaços públicos e transporte coletivo e privado (táxis e veículos de aplicativos) deve usar o acessório. O acesso a estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços também só será permitido a quem estiver de máscara.

Aos estabelecimentos comerciais da cidade fica a responsabilidade de disponibilizar máscaras descartáveis para clientes e usuários. Os comerciantes também devem ficar atentos em relação ao número máximo de pessoas permitido ao mesmo tempo no interior do estabelecimento. Funcionários também devem usar máscara.

Caso algum cidadão descumpra, estará sujeito a sofrer sanções conforme o decreto.

Transporte coletivo

Outro decreto emitido pelo município, Nº 15.158, traz medidas exclusivas em relação ao Serviço Público de Transporte Coletivo. Passageiros, assim como a tripulação do transporte coletivo municipal, não podem embarcar sem máscara, mesma medida que deve ser acatada por serviços de táxis ou outros aplicativos de transporte. Os tripulantes, além da máscara, também devem utilizar luvas.

As viagens só poderão ser iniciadas se todos os passageiros e tripulantes estiverem utilizando devidamente os EPI’s.

Os ônibus deverão dispor álcool gel 70% no interior do veículo, em pontos estratégicos que favoreçam a visibilidade, para higienização das mãos por passageiros e tripulação. Os responsáveis também devem fazer o controle de distanciamento entre os passageiros, evitando aglomerações principalmente durante o embarque e desembarque.

Os decretos municipais estão disponíveis no site da prefeitura: www.novavenecia.es.gov.br.