Mais 25 gestantes recebem kits enxoval em Nova Venécia

A Secretaria Municipal de Ação Social entregou, na última terça-feira (30), kits enxoval para mais 25 gestantes de Nova Venécia que participam do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) e são acompanhadas pelos programas de Planejamento Familiar, desde o início da gravidez.

As entregas aconteceram no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). Cada kit conta com vários itens essenciais para os primeiros dias de vida do bebê: banheira, roupas, fraldas descartáveis, roupas de cama, travesseiros, meias, luvas, toalha de banho, entre outros.

Essa é a segunda entrega feita este ano. Na primeira ocasião, 22 gestantes foram beneficiadas. “A Secretaria realiza a entrega desse benefício durante todo o ano para mães que mais necessitam. É um trabalho em conjunto, visto que todas essas famílias também recebem atendimentos pela Secretaria de Saúde e de lá são encaminhadas à Ação Social, que por sua vez trabalha o lado social. Outra turma de mães grávidas já está recebendo o acompanhamento para posteriormente contar com o benefício”, disse a secretária de Ação Social, Márcia Santos.

Quem também esteve no local prestigiando o momento foi o secretário de Planejamento de Nova Venécia, Edson Marquiori. Ele falou da importância da iniciativa. “Fico muito feliz em poder participar de um momento com este. Com os kits, essas mães passam a ter melhores condições para ofertar mais conforto e carinho para seus filhos, principalmente nessa fase inicial da vida. O município tem trabalhado para garantir o bem-estar social, saúde e qualidade de vida para todos”, afirmou Marquiori.

A gestante, Alcilene do Rosário Menegussi, foi uma das beneficiadas. “Sou muito grata por ter sido contemplada com esse kit bebê. Não são apenas os itens, mas todo o acompanhamento pelas equipes da Saúde e da Ação Social, que nos orientam sobre a gestação e os primeiros dias de vida dos nossos filhos. É muito importante para nós. Só tenho a agradecer”, comemora.

As futuras mamães são beneficiadas com atendimentos voltados para o fortalecimento de vínculos familiares, individual ou coletivo, feitos por profissionais das áreas da saúde e social. Além disso, elas recebem orientações socioeducativas sobre como cuidar do bebê e ter uma gestação saudável, dentro dos padrões de saúde, que uma gestante necessita.

É importante que as mães continuem participando dos programas de acompanhamento pelas equipes da Prefeitura. O kit enxoval é um benefício oferecido pelo município, em parceria com o Governo do Estado.