“Maio Laranja” alerta para o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em Nova Venécia

No mês de maio é celebrado o movimento “Maio Laranja”. Durante esse período, a Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria de Assistência Social, realiza uma ação de combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes com o tema: “O Amor é a Maior Proteção”.

De forma diferente este ano, sem movimentos envolvendo a presença de pessoas por conta do coronavírus, a campanha será voltada para a conscientização da população por meio de mídias sociais e veículos de comunicação, evitando a presença de pessoas e aglomerações.

Conforme estudos da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH), no Brasil, a cada oito minutos uma criança é abusada sexualmente. Oitenta por cento dos crimes ocorrem em ambiente familiar e apenas dois por cento dos delitos são denunciados.

A campanha tem o propósito de mobilizar a sociedade para que essa realidade seja mudada. A ideia é conscientizar de forma coletiva a sociedade e consequentemente diminuir os índices de violência, estimulando crianças e jovens a fazerem as denúncias e orientando pais ou responsáveis para que saibam identificar possíveis casos de violência. “Estamos lidando com um crime silencioso. É importante que a população participe das ações e fique sempre atenta a situações de abuso e exploração e denuncie”, disse a secretária de Assistência Social de Nova Venécia, Márcia dos Santos.