Escolas são premiadas no Prêmio Ecolar 2019

O projeto possibilitou uma  economia de água de R$ 1 mil reais em Escola da Rede publica.

Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou nesta terça-feira (11) o primeiro evento denominado Feira Verde no município. A ação aconteceu no Hortomercado Municipal.

Durante a Feira, foram  expostos trabalhos elaborados por alunos das escolas municipais que estão concorrendo ao Prêmio EcoLar Sustentabilidade nas Escolas da Rede Municipal de Nova Venécia, lançado no início do ano.

Uma solenidade marcou a premiação das melhores ideias sustentáveis  ne projetos que foram desenvolvidos dentro das escolas, como a criação de hortas, reaproveitamento da água do ar-condicionado, separação do lixo reciclável, entre outras.

Na modalidade de ensino multiseriado, as escolas premiadas foram: Santa Helena do Corrego Grande ( terceiro lugar), EMEF Córrego do Ouro (segundo lugar) e destaque para EMEF Santa Rita (primeiro lugar) formada apenas por 5 alunos em seu corpo discente.

Já na modalidade ensino fundamental as vencedoras foram: EMEF Stanislaw Zucolotto (terceiro lugar), EMEF Bairro Altoé (segundo lugar) e destaque para a EMEF Veneciano (primeiro lugar) que conseguiu fazer uma economia de mais de R$ 1 mil reais em conta de água.

“Todos os funcionários da escola e os alunos estão de parabéns, porque contou com o apoio e envolvimento de todos com muito esforço e muito trabalho. É resultado de muita dedicação”, disse a professora da EMEF Veneciano, Luciana Comitre e Silva.

As escolas campeãs ganharam prêmios como notebook, máquina fotográfica e projetor.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Nova Venécia, Pedro Gonçalves, o objetivo é a adoção de boas práticas sustentáveis foi alcançado. “Foi surpreendente a adesão das escolas e o espirito de competitividade foi muito alto. Conseguimos alcançar o principal objetivo do projeto, tornar as escolas muito mais sustentáveis”, diz o secretário.

“Esse projeto da Secretaria do meio ambiente possibilitou uma parceria mais longa e continua com a secretaria municipal de educação, e a educação ambiental é uma das obrigatoriedades curriculares, essa é uma necessidade dos dias atuais, uma questão de sobrevivência e de conscientização, que isso se perpertue ainda mais entre os alunos, pais e toda sociedade” disse Arilso Teixeira, secretário de educação de Nova Venécia.

A iniciativa conta com parceria da Secretaria Municipal de Educação e do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA). Outros parceiros: Polícia Militar Ambiental, Coopeavi, Cesan e Multivix.