Secretaria Municipal de Educação - Nova Venécia

Educação promove Seminário Inicial do PNAIC

Sem_titulopnaic2015_sel
O Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, PNAIC, tem sido desenvolvido por meio de ações que estimulam a ação reflexiva do professor sobre o tempo e o espaço escolares. Cinco princípios centrais orientam a proposta: Currículo inclusivo, que defende os direitos de aprendizagem de todas as crianças, fortalecendo as identidades sociais e individuais; Integração entre os componentes curriculares; Foco na organização do trabalho pedagógico; Seleção e discussão de temáticas fundantes em cada área de conhecimento; Ênfase na alfabetização e letramento das crianças.

A Secretaria Municipal de Nova Venécia encaminhou ao Conselho Municipal de Educação a solicitação para a regulamentação do ciclo de alfabetização no município de Nova Venécia.

Através do PNAIC, neste ano de 2015 o município formará 110 professores da rede pública municipal de ensino, sendo esses atendidos por cinco orientadores de estudos: Adriana Tessinari de Abreu, Lucinéia Montovanelle, Marcelo Dal’Col, Rômulo Delboni dos Santos, Vanda Bernabé Francischetto Milleri. Coordenadora: Adelaide Bis.

O Seminário Inicial do PNAIC 2015 em Nova Venécia será realizado no próximo sábado, 08 de agosto, a partir das 7h no auditório da SEME, com o tema “Dificuldades de Aprendizagem, Inclusão e Alfabetização”, tendo como público-alvo diretores, supervisores e professores do 1º ao 3º Ano.

Sobre o PNAIC

Os três anos iniciais do ensino fundamental de nove anos constituem o ciclo da alfabetização e letramento e não devem ser passíveis de interrupção. É o que recomendam as novas diretrizes curriculares nacionais.

A complexidade do processo de alfabetização requer a continuidade do aprendizado para que sejam respeitados os diferentes tempos de desenvolvimento das crianças de seis a oito anos de idade. Ao final do ciclo, a criança deve estar alfabetizada.

O programa teve início com a formação em Língua Portuguesa em 2013 e em 2014 foi inserida a Matemática. Em 2015 a novidade será a ampliação para as demais áreas do conhecimento, de forma integrada, abrangendo todas as áreas de conhecimento de modo a promover a educação integral das crianças nesse início do processo de escolarização.